Perpectivas da Escola, da Cultura e da Avaliação na Base da Cultura Escolar
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2022v11i4.p304-316Palabras clave:
cultura escolar, avaliação, avaliação institucional, educaçãoResumen
O objetivo deste estudo é discutir a respeito dos elementos que compuseram um estudo sobre o tema: “O Estudo da Escola: cultura escolar, cultura material e imaterial, instituição e práticas escolares de avaliação”, no espaço de formação do doutoramento em Educação. Como um problema a ser refletido, questiona-se: de que modo é possível a escola produzir sua própria cultura crítica, de forma a fazer oposição à cultura dominante? Como lidar com essa forma homogênea da organização da escola, tendo em vista a avaliação na base da cultura escolar? Nessa perspectiva, o campo de estudo da cultura escolar passa por temas envoltos pela história da leitura, do currículo, da formação e profissionalização docente e de outros elementos que a compõem. Essas reflexões elevam-se a todos os contextos escolares e, consequentemente, o interesse em tratar de uma temática como avaliação e avaliação institucional. A cultura escolar está assentada em bases de tensões, conflitos, práticas e rupturas, movidas pela organização da escola. Essas tessituras compreendem a organização da escola em todos os seus níveis e modalidades, tanto na educação básica quanto na educação superior. Além delas, a avaliação, também, comporá o espaço da cultura da escola. Portanto, a avaliação está presente na cultura escolar e torna-se parte de processos compositores desta e urge ser analisada como um fenômeno dessa cultura em seus aspectos sociais e políticos.
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