Interdisciplinaridade como Prática: os Desafios de um Laboratório que se Propõe Interdisciplinar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2021v10i2.p293-308

Palabras clave:

Socioambiental, Pensamento Crítico, Pesquisa, Ensino, Extensão

Resumen

Pode-se inferir que a interdisciplinaridade está naturalmente associada às questões socioambientais, visto o grau de complexidade dos fatores que transpassam essas temáticas. Acreditando na proposta interdisciplinar, o Laboratório MARéSS é um espaço construído por pessoas com as mais diversas particularidades que se somam no pensar explorador e crítico voltados a ações em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Entendendo-se que a aplicação da interdisciplinaridade é dependente de fortalecimento constante, este artigo tem como objetivo avançar na compreensão sobre os desafios da prática interdisciplinar sob o olhar dos integrantes de um laboratório que se propõe interdisciplinar. Para tal, foi realizada uma pesquisa com estudantes, professores e pesquisadores associados ao Laboratório MARéSS, onde as manifestações foram analisadas por meio da metodologia do discurso do sujeito coletivo. Entre os resultados obtidos neste estudo de caso, foi evidenciado que troca de experiências, incorporação de conhecimentos, desenvolvimento de novas habilidades profissionais, democracia e pluralidade são pontos positivos da prática interdisciplinar do Laboratório, enquanto observou-se dificuldade de inter-relações e falta de consenso como pontos a serem melhorados durante a condução das ações de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, foi salientado que praticamente todas as atividades desenvolvidas permitem a interdisciplinaridade, desde as conversas informais até as reuniões com as equipes. Sobre a atuação profissional, os membros destacaram que a aprendizagem sobre múltiplas áreas de estudo, a cooperação e dedicação conjunta das equipes de trabalho, assim como o pensar menos reducionista contribuem para o avanço profissional dos envolvidos. Para os pesquisadores, concluiu-se que a importância da interdisciplinaridade está em permitir o desenvolvimento de um raciocínio diferente sobre questões socioambientais por permitir a integração de conhecimentos e experiências. Dessa forma, essa análise possibilitou compreender através da narrativa de integrantes do Laboratório MARéSS como estes valorizam e acreditam na interdisciplinaridade.

Biografía del autor/a

Tatiana Walter, Universidade Federal do Rio Grande

Desde 2011 é docente do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, onde fez sua graduação. Atua no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus de São Lourenço do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro. Realizou o doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - CPDA/UFRRJ e seu estágio pós-doutoral em Políticas Sociais, na Universidade Estadual Norte Fluminense - UENF. Enquanto pesquisadora, é integrante do Laboratório Interdisciplinar MARéSS - Mapeamento em Ambientes, Resistência, Sociedade e Solidariedade onde desenvolve suas atividades junto aos pescadores e pescadoras artesanais, tendo como referência a Ecologia Política e a Justiça Ambiental.

Citas

Albornoz M, Barrere R, Matas L, Osorio L, Sokil J 2018. Las brechas de género en la producción científica Iberoamericana. Observatorio CTS, Buenos Aires, 30 pp.
Bauer HH 1990. Barriers against interdisciplinarity: Implications for studies of science, technology and society. SciTechnol Hum Values 15(1):105-119.
Bicalho VL, Machado LRS 2015. O princípio da interdisciplinaridade na prática de professores da disciplina Projeto Aplicado no Instituto UNA de Tecnologia. Educ Escrito 6(1):39-53.
Brasil 2019. IBGE. Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. IBGE, Brasília, 12 pp.
Brasil 2019. INEP. Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. INEP/MEC, Brasília, 44 pp.
Erdmann AL, Schlindwein BH, Sousa FGM 2006. A produção do conhecimento: diálogo entre os diferentes saberes. Rev Bras Enferm 59(4):560-564.
Fazenda ICA 1995. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Vol. II, Papirus, São Paulo, 143 pp.
Fazenda ICA 2001. Dicionário em construção: Interdisciplinaridade. Cortez, São Paulo, 272 pp.
Fazenda ICA 2006. Interdisciplinaridade na educação brasileira: 20 anos. Criarp, São Paulo, 224 pp.
Gomes R, Deslandes SF 1994. Interdisciplinaridade na saúde pública: um campo em construção. Rev Latinoam Enferm 2(2):103-114.
Hellebrandt L, Walter T, Moura DV, Pereira CR, Anello LFS 2013. O projeto “Análise das cadeias produtivas do pescado oriundo da pesca artesanal e/ou aquicultura familiar no estado do Rio Grande do Sul” como uma experiência interdisciplinar. Anais Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão – Região Sul. Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 19 pp.
Lefevre F, Lefevre AMC 2006. O sujeito coletivo que fala. Interface 10(20):517-524.
Lélé S, Norgaard RB 2005. Practicing interdisciplinarity. BioScience 55(11):967-975.
Mancopes R, Cutolo LRA, Tesch D, Schultz F, Santos RBP, Mafatti R, Silva T 2009. Interdisciplinaridade na fonoaudiologia: a concepção do professor. Rev CEFAC 11 (2):175-182.
Menezes MP, Yasui S 2013. A interdisciplinaridade e a psiquiatria: é tempo de não saber? Ciênc Saúde Colet 18(6):1817-1826.
Morin E 1979. O enigma do homem. Zahar, Rio de Janeiro, 227 pp.
Morin E 2005. Educação e complexidade, os sete saberes e outros ensaios. Cortez, São Paulo, 104 pp.
Motta LB, Aguiar AC 2007. Novas competências profissionais em saúde e o envelhecimento populacional brasileiro: integralidade, interdisciplinaridade e intersetorialidade. Ciênc Saúde Colet 12(2):363-372.
Moura DH 2007. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos 2:4-30.
Oderich C, Avelino LPRS, Queiroz MSF 2015. Visão sistêmica interdisciplinar em grupo multiprofissional: estudo de caso em Foz do Iguaçu. Rev Eletrôn Cient CRA-PR 2(2):31-47.
Oliveira NMG 2012. Interdisciplinaridade: uma prática educativa. Monografia de Especialização, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 46 pp.
Schettini DCD, Lins MADT, Nishijima M 2018. Interdisciplinaridade em Bacharelado no Brasil: O Caso de Relações Internacionais da USP. Rev Grad USP 3(1):3-17.
Teixeira OA 2004. Interdisciplinaridade: problemas e desafios. Rev Bras Pós-Graduação 1(1):57-69.
Tolteca 2020. DSCsoft 2.0. São Paulo: Tolteca Informática. Disponível em: http://www.tolteca.com.br/dscsoft20.aspx
Tonet I 2013. Interdisciplinaridade, formação humana e emancipação humana. Serv Soc Soc 116:725-742.
Vasconcelos EM 2002. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Vozes, Petrópolis, 344 pp.

Publicado

2021-08-31

Cómo citar

VEÇOZZI, Thais Antolini; WALTER, Tatiana. Interdisciplinaridade como Prática: os Desafios de um Laboratório que se Propõe Interdisciplinar. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 293–308, 2021. DOI: 10.21664/2238-8869.2021v10i2.p293-308. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/5531. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Humanidades Ambientais