Educação Ambiental, Pesquisa e Extensão Universitária: Um Relato sobre as Atividades na Trilha Ecológica do Tucano, Goiás, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2019v8i3.p528-532Palabras clave:
Percepção Ambiental, Trilha Interpretativa, Educação AmbientalResumen
A Educação Ambiental é essencial na formação do saber e do conhecimento do indivíduo. As atividades que foram realizadas na Trilha Ecológica Interpretativa do Tucano (TEIT) em 2015 e 2016 tiveram como objetivo apresentar uma possibilidade de ferramenta no processo de ensino e aprendizagem dos visitantes. A TEIT, desde 2016, tem recebido um público numeroso e, por meio de visitas guiadas por monitores treinados, juntamente com o acompanhamento dos docentes, mostrou-se como um ambiente que favorece um maior contato homem-natureza, além de provocar no visitante uma experiência de interpretação e vivência no ambiente natural. Os resultados da iniciativa apontam para uma melhor percepção do meio ambiente como e do impacto ambiental causado pela ação humana. É necessário valorizar esse tipo de ação pedagógica como uma meta a ser alcançada pelos administradores das instituições de ensino, parceiros, órgãos ambientais e monitores de modo a subsidiar a Educação Ambiental à universidade e comunidade externa.
Citas
Catalão VML, Layrargues PP, Zaneti ICBB (orgs.) 2011. Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília. Cidade Gráfica e Editora, Brasília, 340 pp.
Leff E 2007. Epistemologia Ambiental. Cortez, São Paulo, 240 pp.
Meyer MA 1991. Educação Ambiental: uma proposta pedagógica. Em Aberto 10(49):41-46.
Miranda ES, Schall VT, Modena CM 2007. Representações sociais sobre educação ambiental em grupos da terceira idade. Revista Ciência e Educação 13(1): 15-28.
Nanai FY, Netto JPS 2008. Análise da fragmentação da paisagem na região de bom repouso - sul do estado de minas gerais. Geografia, 33(1):127-140.
Nunes ERM 1995. Educação Ambiental no 3º grau uma avaliação do nível de consciência na Universidade. Educação 18(8): 143-156.
Sato S, Carvalho ICM (orgs.) 2005. Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Artmed, Porto Alegre, 232 pp.
Vasconcellos JMO 1998. Avaliação da visitação pública e da eficiência de diferentes tipos de Trilhas Interpretativas do Parque Estadual Pico do Marumbi e Reserva Natural Salto Morato – PR. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 88 pp.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.