Avaliação da Concepção Ambiental em Alunos do 3º Ano do Ensino Médio: um estudo de caso em Bauru/SP
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i3.p305-319Palabras clave:
Educação Ambiental, Ensino de Biologia, Questionário EstruturadoResumen
Embora os temas ambientais sejam muito discutidos nas escolas, muitos conceitos relacionados a essa temática são desconhecidos ou pouco compreendidos pelos professores e alunos. Este artigo apresenta os dados obtidos por meio de um questionário estruturado cujo objetivo foi avaliar o conhecimento de 193 alunos do 3º ano do Ensino Médio da cidade de Bauru/SP, tanto de escolas públicas quanto particulares. Após responderem um questionário que abordou temas correlatos à ecologia, educação ambiental, genética e desmatamento/reflorestamento, foram propostas duas intervenções pedagógicas aos alunos por meio das quais, realizou-se uma revisão dos conceitos exigidos no questionário. Obtevese uma média de acertos para primeira e segunda aplicação de 45,5% e 56,1% (públicas) e de 57,9% e 67,8% (particulares), respectivamente. As turmas apresentaram diferença estatística significante (p<0,05) a partir da comparação das médias de acertos. Observou-se que os alunos desconhecem muitos dos conceitos apresentados nas intervenções.
Citas
Baker R, Walonoski J, Heffernan N, Roll I, Corbett A, Koedinger K. Why students engage in “gaming the system” behavior in interactive learning environments. Journal of Interactive Learning Research. 2008. [cited 2017 mar 12] (19): 185–224. Available from: https://www.learntechlib.org/p/24328
Brasil. Lei nº 9795 – 27 de abril de 1999: dispõe sobre a educação ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental 1999, [cited 2017 mar 23]. Avaliable from: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=321
Brasília. Inclusão de ciências no Saeb: documento básico. 2013. [cited 2017 mar 23]. Avaliable from: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/matrizes_de_referencia/livreto_saeb_ciencias.pdf
Carvalho MFN, Pereira VC, Ferreira SPAA. A (des) motivação da aprendizagem de alunos de escola pública do ensino fundamental I: Quais os fatores envolvidos? Universidade Federal de Pernambuco. 2008. [cited 2017 mar 12]. Avaliable from: https://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_pedagogia/pdf/2007.2/a%20desmotivao%20da%20aprendizagem%20de%20alunos%20de%20escola.pdf
Cavassan O, Silva PGP, Seniciato, T. O ensino de Ciências, a Biodiversidade e o Cerrado. Divulgação Científica e Ensino de Ciências: Estudos e Experiências. São Paulo. 2006.
Cetintas S, Si L, Xin YP, Hord C. Automatic detection of off-task behaviors in intelligent tutoring systems with machine learning techniques. IEEE Transactions on Learning Technologies. 2010. [cited 2017 mar 12]; (3)3: 228-236. Available from: http://ieeexplore.ieee.org/abstract/document/5306063/?reload=true
De Andrade LV. Mal-estar e atividade docente: um estudo com professoras de educação infantil. Revista Trabalho e Educação. 2012. [cited 2017 mar 12]; (21)1: 65-82. Avaliable from: http://portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/trabedu/article/view/732/920
De Assis ARS, Chaves MRA. Educação Ambiental E O Ensino De Biologia Para A Prática Social. Espaço em Revista. 2014. [cited 2017 mar 15]; (16)1. Avaliable from: http://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/31094
ENEM. Brasil. 2015. [cited 2017 mar 4]. Avaliable from: http://www.qedu.org.br/
IBGE. São Paulo: Bauru. 2016. [cited 2017 mar 1]. Available from: http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=350600
IDEB. São Paulo: Bauru. 2015. [cited 2017 mar 3]. Available from: http://ideb.inep.gov.br/resultado/home.seam
Manzato AJ, Santos AB. A Elaboração De Questionários Na Pesquisa Quantitativa. 2012. [cited 2016 out 01] (9). Available from: http://guiadotcc.com.br/assets/uploads/arquivos/elaboracao_questionarios_pesquisa_quantitativa.pdf
Medeiros BA, Mendonça MJSL, Sousa GLD, Oliveria IPD. A importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos. 2011. [cited 2017 mar 31] (4)1:1-17. Avaliable from:
http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/index.php?option=com_abook&view=book&catid=4:educacao-ambiental&id=1462:a-importancia-da-educacao-ambiental-na-escola-nas-series-iniciais&Itemid=54
Medeiros M. 2005. Questionários: Recomendações para formatação. Brasil: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, p.33-34.
Pedro L, Isotani S. Explorando o Impacto da Gamificação na Redução do Gamingthe System em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2016. [cited 2017 mar 12]; p. 81. Available from: http://br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/6912/4786
Pisa. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. 2015. [cited 2017 mar 23]. Avaliable from:
http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/marcos_referenciais/2015/matriz_de_ciencias_PISA_2015.pdf
Ribeiro JAG, Cavassan O. Os conceitos de ambiente, meio ambiente e natureza no contexto da temática ambiental: definindo significados. Gondola: Ensenanza Aprendizaje de las Ciencias. 2013. [cited 2017 mar 24] (8)2: 61-76. Avaliable from: http://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/5149/6768
Silva E, Nascimento ALR, Oliveira HM. Avaliação dos recursos didáticos no ensino de biologia no ensino médio público de Pombal. Anais do Congresso Nordestino de Biólogos. 2014. [cited 2016 sep 7]; (4). Avaliable from: http://congresso.rebibio.net/congrebio2014/trabalhos/pdf/congrebio2014-et-06-007.pdf
Silva HO, Amorim S, Santos ESL, Silva CBMC. A biologia evolutiva apresentada por alunos do Ensino Médio:(RE) pensando conceitos e pontos de vista. Revista Eletrônica de Biologia (REB). 2011. [cited 2016 sep 7]; (4)2: 80-92.Available from: http://revistas.pucsp.br/index.php/reb/article/view/7877
Teixeira A. Matriz de Referência para o ENEM 2009. 2009 [cited 2017 mar 23]. Avaliable from: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/matriz_referencia_enem.pdf
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.