Educação Ambiental, Pesquisa e Extensão Universitária: Um Relato sobre as Atividades na Trilha Ecológica do Tucano, Goiás, Brasil

Autores

  • Ricardo Elias do Vale Lima Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.
  • Maria Fernandes Gomide Dutra e Silva Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.
  • Josana de Castro Peixoto Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.; Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2019v8i3.p528-532

Palavras-chave:

Percepção Ambiental, Trilha Interpretativa, Educação Ambiental

Resumo

A Educação Ambiental é essencial na formação do saber e do conhecimento do indivíduo. As atividades que foram realizadas na Trilha Ecológica Interpretativa do Tucano (TEIT) em 2015 e 2016 tiveram como objetivo apresentar uma possibilidade de ferramenta no processo de ensino e aprendizagem dos visitantes. A TEIT, desde 2016, tem recebido um público numeroso e, por meio de visitas guiadas por monitores treinados, juntamente com o acompanhamento dos docentes, mostrou-se como um ambiente que favorece um maior contato homem-natureza, além de provocar no visitante uma experiência de interpretação e vivência no ambiente natural. Os resultados da iniciativa apontam para uma melhor percepção do meio ambiente como e do impacto ambiental causado pela ação humana. É necessário valorizar esse tipo de ação pedagógica como uma meta a ser alcançada pelos administradores das instituições de ensino, parceiros, órgãos ambientais e monitores de modo a subsidiar a Educação Ambiental à universidade e comunidade externa.

Biografia do Autor

Ricardo Elias do Vale Lima, Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.

Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil. Professor no Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.

Maria Fernandes Gomide Dutra e Silva, Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.

Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. Professora no Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.

Josana de Castro Peixoto, Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.; Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.

Doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. Professora na Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil, e no Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGÉLICA, Brasil.

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Publicado

2019-09-01

Como Citar

DO VALE LIMA, Ricardo Elias; DUTRA E SILVA, Maria Fernandes Gomide; PEIXOTO, Josana de Castro. Educação Ambiental, Pesquisa e Extensão Universitária: Um Relato sobre as Atividades na Trilha Ecológica do Tucano, Goiás, Brasil. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 528–532, 2019. DOI: 10.21664/2238-8869.2019v8i3.p528-532. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2793. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Notas Técnicas, Pedagógicas ou Científicas