Vacinas: primórdios de uma prática da saúde
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i2.5909Resumo
Milhares de doenças infecciosas assolam a humanidade por muitos anos, desde o primeiro surto de peste que causou uma alta letalidade até os dias atuais, com doenças mais fortes e com alta disseminação. Assim com o decorrer dos anos foram surgindo as vacinas, inicialmente com o médico inglês Edward Jenner, criador da primeira vacina contra a varíola. Desta forma tal pesquisa busca fazer um levantamento sobre as criações das primeiras vacinas do mundo, normalmente desencadeadas após surtos de doenças que acometeram várias populações no passado da humanidade. Para tal foi realizada uma busca em acervos digitais que falassem sobre os primórdios da vacinação, sendo encontrado e utilizado mais livros que artigos. Para a busca utilizou-se as palavras chaves: “vacinação”, “primórdios”, “primeiras vacinas”, “desenvolvimento” de formas associadas, utilizando o operador booleano “AND”. E pode-se observar que após as anotações e experimentos de Jenner, muitos outros pesquisadores conseguiram desenvolver e aplicar testes com vacinas, hoje de forma bem mais controlada e detalhada. E que com a obrigatoriedade não se consegue vacinar a toda a população, visto as revoltas desencadeadas por ela. Assim, podemos concluir que a vacina, apesar de uma longa trajetória percorrida no Brasil e no mundo, alcançou a vacinação em massa produto fundamental à saúde e à qualidade de vida, além de demonstrar sua indispensabilidade para o homem como o segundo maior fator de redução da mortalidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.