Níveis de Proficiência em Inglês no Brasil e na Argentina: Uma Questão de Reputação Global

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2023v12i1.p287-301

Palavras-chave:

língua inglesa, níveis de proficiência, ranking mundial

Resumo

Este estudo fundamentado na Linguística Aplicada Brasileira contemporânea tem um duplo propósito. Primeiro, comparar os resultados dos níveis de inglês entre Brasil e Argentina, segundo o Ranking Mundial de Índice de Proficiência em inglês, de 2011 a 2021. Segundo, mostrar esses resultados para entender porque a Argentina alcança posições muito mais satisfatórias em proficiência em inglês do que o Brasil. Trata-se de um método de pesquisa quantitativa que visa coletar informações quantificáveis para análise estatística da amostra de dados (LUDKE & ANDRÉ, 2007), e também aliada à pesquisa bibliográfica. A amostra compreendeu doze relatórios de níveis de proficiência em inglês como segunda língua, elaborados pelo English First Proficiency Índex. O presente estudo concluiu que o nível de proficiência em inglês no Brasil permanece em categorias de baixo nível em todas as edições do Ranking. Esse resultado tem apresentado implicações consideráveis por perder a oportunidade de compartilhar e disseminar ideias, engajar pessoas de diferentes áreas de carreira e, principalmente, de estar sempre um passo à frente em um mundo hiperconectado.

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Publicado

2023-04-28

Como Citar

SANTOS, Ivonete Bueno dos; FERREIRA, Marilia Mendes. Níveis de Proficiência em Inglês no Brasil e na Argentina: Uma Questão de Reputação Global. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 287–301, 2023. DOI: 10.21664/2238-8869.2023v12i1.p287-301. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/6790. Acesso em: 4 dez. 2024.