O Recurso da Triangulação como Ferramenta para Validação de Dados nas Pesquisas Qualitativas em Educação
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i3.p441-456Palavras-chave:
Triangulação, Confiabilidade, Variáveis, Método de PesquisaResumo
Este estudo tem como objetivo refletir sobre a produção do conhecimento científico e suas bases, de modo a destacar as concepções metodológicas que orientam os estudos e pesquisas em educação, com especial atenção ao recurso da triangulação de dados e métodos, como sendo fundamentais para o desenvolvimento dos objetos de estudo, refletindo-se nos processos de organização, execução e análise das investigações acadêmicas. Neste tocante, as questões que envolvem, tanto o universo da pesquisa, quanto o universo da educação e formação de novos pesquisadores encontram desafios ao entendimento do papel e espaço de cada ferramenta, sendo necessária uma firmeza de elucidação para garantir a progressão do conhecimento e qualidade dos resultados. Neste tocante, apresenta-se a triangulação como um campo capaz de ajudar os pesquisadores a terem solo fértil em suas análises. Traz os conceitos de método, pesquisa e ciência, apoiados em uma pesquisa bibliográfica com teorias de Max Weber (1997), Santos Filho & Gamboa (2009), Sobral & Bretas (2016), Descartes (2007), Locke (2016), Santos (2010), Coutinho (2011), Creswell (2007), Macedo, Galeffi, & Pimentel (2009), e por fim Santos (2019). Nesse processo, a diferenciação e clareza quanto ao emprego da triangulação diante do método escolhido se tornam imperativos para o cotidiano dos pesquisadores, especialmente no campo da educação, por sua especificidade à relação com objetos de natureza social, cultural e humana. Por fim, tais reflexões são necessárias à complexa e múltipla forma de pensar a pesquisa, ajudando na consolidação do perfil de investigadores capazes de desenvolver um método ideal, válido e concreto, apoiando o desenvolvimento dos estudos e gerando benefícios para a sociedade.
Referências
Creswell, John W. 2007. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 2nd ed. Porto Alegre: Artmed.
Descartes, René. 2007. O Discurso Do Método. São Paulo: Martins fontes.
Locke, John. 2016. Ensaio Acerca Do Entendimento Humano. São Paulo: Martins Fontes.
Macedo, Roberto Sidnei, Dante Galeffi, and Álamo Pimentel. 2009. Um Rigor Outro Sobre a Qualidade Na Pesquisa Qualitativa: Educação e Ciências Humanas. Salvador: EDUFBA. https://doi.org/10.7476/9788523209278.
Minayo, Maria Cecília de Souza. 2015. O Desafio Do Conhecimento Na Pesquisa Qualitativa. 15th ed. São Paulo: Hucitec.
Santos, Boaventura de Sousa. 2010. Um Discurso Sobre as Ciências. 16th ed. Porto: Edições Afrontamento.
Santos Filho, José Camilo dos, and Silvio Sánchez Gamboa. 2009. Pesquisa Educacional: Quantidade-Qualidade. 7th ed. São Paulo: Cortez.
Santos, Jacques Fernandes. 2019. Gestão & Sociedade: Reflexões Sobre a Comunicação, Educação e Políticas Públicas Em Construção. Paulo Afonso: Oxente.
Sobral, Maria Neide, and Silvana Aparecida Bretas. 2016. Pesquisa Em Educação: Interfaces, Experiências e Orientações. Maceió: EDUFAL.
Weber, Max. 1997. A Objetividade Do Conhecimento Nas Ciências Sociais. 6th ed. São Paulo: Martins Fontes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.