Educação Ambiental Crítico-Emancipadora e a Compreensão da Campanha Contra o Mosquito Aedes aegypti no Brasil

Autores

  • Livia Miranda de Oliveira Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Alex Sandro Rodrigues Araujo Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Carlos Hiroo Saito Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2018v7i2.p83-107

Palavras-chave:

Dengue, Saúde Coletiva, Empoderamento, Ensino Fundamental

Resumo

A situação epidemiológica da dengue no Brasil motivou a formação de uma comunidade investigativa nos termos da pesquisa-ação numa escola pública de ensino fundamental do Distrito Federal. O objetivo foi analisar as concepções e metodologias de combate à dengue adotadas nas campanhas oficiais nacionais. A investigação adotou as etapas da espiral-cíclica da pesquisa-ação educacional e totalizou dez ações interligadas que foram realizadas na escola. Os momentos de construção e reconstrução vividos levaram a comunidade escolar a assimilarem os princípios da Educação Ambiental na Carta de Belgrado. Concluiu-se que a ideologia de combate exclusivo ao Aedes aegypti difundida pelas campanhas brasileiras oficiais de combate à dengue, leva a um conhecimento insuficiente e deturpado sobre o ciclo da doença e das medidas preventivas possíveis. Uma série de recomendações para modificação das políticas públicas foram produzidas no âmbito da comunidade escolar, evidenciando sua apropriação de conhecimentos científicos e empoderamento.

Biografia do Autor

Livia Miranda de Oliveira, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Alex Sandro Rodrigues Araujo, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Geógrafo na Secretaria de Educação do Distrito Federal, SEDF, Brasil.

Carlos Hiroo Saito, Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Docente na Universidade de Brasília, UnB, Brasil. Docente na Universidade de Brasília, UnB, Brasil

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

OLIVEIRA, Livia Miranda de; ARAUJO, Alex Sandro Rodrigues; SAITO, Carlos Hiroo. Educação Ambiental Crítico-Emancipadora e a Compreensão da Campanha Contra o Mosquito Aedes aegypti no Brasil. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 83–107, 2018. DOI: 10.21664/2238-8869.2018v7i2.p83-107. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2819. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Ambiente, Saúde e Bem Estar Humano