Aproveitamento de Água de Chuva em unidades Educacionais do Rio Grande do Norte, Brasil

Autores

  • Xaila Sant Anna Amaral Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ceres Virgínia da Costa Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
  • Carlos Antonio Lira Felipe Neto Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
  • Cícero Onofre de Andrade Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
  • André Luís Calado Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i3.p45-63

Palavras-chave:

Aproveitamento de Água de Chuva, Unidades Educacionais, Semiárido Brasileiro

Resumo

Com este estudo objetivou-se avaliar os sistemas de aproveitamento de água de chuva em unidades educacionais do Rio Grande do Norte. Inicialmente, foi realizado um levantamento de informações sobre os sistemas de aproveitamento de água de chuva dos campi do IFRN. Em seguida, os campi foram visitados para validação das informações colhidas e verificação de outros elementos pertinentes (áreas da superfície de captação, tipos e volumes de reservatórios, estado físico das instalações, condições operacionais e destino da água armazenada). Posteriormente, 4 unidades educacionais foram selecionadas e monitoradas mensalmente entre março e setembro de 2014 a fim de caracterizar a água de chuva armazenada, físico-química e microbiologicamente. Os resultados revelam que a água armazenada apresentou qualidade compatível para irrigação de áreas verdes, apesar de descuidos operacionais e sanitários. Conclui-se que sistemas de captação e armazenamento podem compatibilizar o uso racional, eficiente e sanitário da água de chuva no Semiárido brasileiro.

Biografia do Autor

Xaila Sant Anna Amaral, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrado em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Ceres Virgínia da Costa Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Carlos Antonio Lira Felipe Neto, Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

Doutorado em andamento em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

Cícero Onofre de Andrade Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil. / Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

André Luís Calado Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

Doutorado em Engenharia Civil pela University of Leeds, LEEDS, Inglaterra. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

AMARAL, Xaila Sant Anna; DANTAS, Ceres Virgínia da Costa; FELIPE NETO, Carlos Antonio Lira; ANDRADE NETO, Cícero Onofre de; ARAÚJO, André Luís Calado. Aproveitamento de Água de Chuva em unidades Educacionais do Rio Grande do Norte, Brasil. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 45–63, 2017. DOI: 10.21664/2238-8869.2017v6i3.p45-63. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2138. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Desenvolvimento Sustentável e Ecoempreendedorismo