A Educação Ambiental e a Formação de Professores

Autores

  • Aiany Ruth Silva de Assis Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves – CEVRG.
  • Manoel Rodrigues Chaves Universidade Federal de Goiás – UFG.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i3.p186-198

Resumo

A questão ambiental impõe às sociedades buscar novas formas de pensar e agir, encontrar novos caminhos que garantam a sustentabilidade ecológica. O trabalho conjunto entre as pessoas dentro e fora do ambiente escolar permite desenvolver relações solidárias de respeito e comprometimento com o ambiente em sua totalidade, bem como modificar o modo de gerenciar os recursos disponíveis no planeta, pois os conflitos naturais de diversas percepções a respeito do ambiente exigem uma maior compreensão acerca dos interesses socioeconômicos, considerando-se a oscilação das desigualdades sociais. Os conhecimentos em Geografia e Biologia referente à Educação Ambiental (EA) propõem o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos entre estes e o meio. Possibilitam que o processo pedagógico desenvolva a construção de conceitos científicos e verificar a contribuição dos professores das áreas de Geografia e Biologia à Educação Ambiental...

Palavras-chave: Educação Ambiental; Formação de Professores; Escolas.

Biografia do Autor

Aiany Ruth Silva de Assis, Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves – CEVRG.

Mestre em Estudos Ambientais pela universidade Federal de Goiás – UFG. Docente no Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves – CEVRG.

Manoel Rodrigues Chaves, Universidade Federal de Goiás – UFG.

Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro - UNESP/Rio Claro. Docente na Universidade Federal de Goiás – UFG.

Referências

Assis ARS 2014. Contribuições do Ensino de Geografia e de Biologia à Educação Ambiental no Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves em Urutaí (GO). Dissertação de Mestrado Universidade Federal de Goiás, 153 pp.
Alves-Mazzotti AJ, Gewandsznajder F 2002. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. Pioneira Thomson Learning, São Paulo, 131 pp.
Berna V 2004. Como fazer educação ambiental. Paulus, São Paulo, 144 pp.
Brasil 1998. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, p.25.
Fazenda ICA 1993. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. Loyola, São Paulo, 119 pp.
Kindel EAI 2006. Educação Ambiental: vários olhares e várias práticas. Mediação, Porto Alegre, 114 pp.
Klein JT 2002. Ensino interdisciplinar: didática e teoria. In I Fazenda, Didática e interdisciplinaridade. Papirus, Campinas, p.126.
Luna SV 2007. Planejamento de pesquisa: uma introdução. PUC, São Paulo, 108 pp.
Marconi MA, Lakatos EM 2007. Fundamentos da metodologia científica. In: VLS Pessôa. Fundamentos de Metodologia científica para elaboração de trabalhos acadêmicos: material para fins didáticos. Uberlândia, p.38.
Marinho AMS 2004. A educação ambiental e o desafio da interdisciplinaridade. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, p.21.
Mello GN 2000. Formação inicial de professores para a Educação Básica: uma (re) visão radical. São Paulo em Perspectiva, 14(1):.
Santos FAZ, Pardo MBL 2011. O papel da escola e do educador para uma educação ambiental transformadora: a compreensão do conceito de Educação Ambiental dos professores de Indiaroba/SE. In V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão (SE).
Sato M, Santos JE 2001. A contribuição da Educação Ambiental à esperança de Pandora. RIMA, São Carlos, 622 pp.
Saviani D 2008. Marxismo e educação. In: M Guimarães. Caminhos da Educação Ambiental. Papirus, Campinas, 112 pp.
Silva ES et al 2006. Política Pública de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul. In E Kindel. Educação Ambiental: vários olhares e várias práticas. 2. ed. Mediação, Porto Alegre, p. 32.
Sorrentino M 2012. Educação ambiental e pedagogia da complexidade. In J Dourado, F Belizário. Reflexão e práticas em Educação Ambiental: discutindo o consumo e a geração de residuos. Oficina de Textos, São Paulo, p. 23.
Tozoni-Reis MFC 2008. Educação Ambiental: natureza, razão e história. 2. ed., Autores Associado, Campinas, 174 pp.
Zakrzevski SBB, Sato M 2006. Refletindo sobre a formação de professores em Educação Ambiental. In J Santos, M SATO A contribuição da Educação Ambiental à esperança de Pandora. RIMA, São Carlos, p. 54.

Publicado

2015-12-20

Como Citar

ASSIS, Aiany Ruth Silva de; CHAVES, Manoel Rodrigues. A Educação Ambiental e a Formação de Professores. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 186–198, 2015. DOI: 10.21664/2238-8869.2015v4i3.p186-198. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/1418. Acesso em: 24 nov. 2024.