Discutindo a Educação Ambiental com Professores das Escolas Pilotos de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2024v13i1.p60-74Palabras clave:
formação continuada, educação ambiental, professoresResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar a aplicação e resultados de formação em Educação Ambiental (EA) com professores das escolas pilotos do Novo Ensino Médio do Estado Mato Grosso (MT). A formação foi planejada em duas etapas: uma teórica e outra prática. Nesse artigo apresentamos o resultado da parte teórica onde discutimos os conceitos de EA, a relação vulnerabilidade social e a EA, os problemas ambientais da região Centro Oeste, em especial a perda de água doce e as queimadas nos biomas Cerrado, Amazônia e Pantanal, as legislações ambientais em MT; as questões ambientais na Base Nacional Comum Curricular e no Documento de Referência Curricular de Mato Grosso, as legislações ambientais do Brasil e de MT. Ao término, os professores avaliaram positivamente as discussões que ocorreram durante a formação e conhecimento adquirido e disseram que a formação possibilitou trocas de experiências entre seus pares e auxiliou no planejamento de aulas contextualizadas voltadas para a realidade de MT e para a melhoria no seu fazer pedagógico. Os professores citaram também que as questões ambientais discutidas nessa etapa auxiliaram para o desenvolvimento de trilhas pedagógicas com os seus alunos.
Citas
BNCC. 2017. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Secretários de Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME. [cited 2023 ago 15] Available from: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
Bortolon B; Mendes, MSS. 2014. A Importância da Educação Ambiental para o Alcance da Sustentabilidade. Revista Eletrônica de Iniciação Científica, 5(1):118-136.
Brasil. 1988. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas.
Brasil. 1981. Lei N. 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. [cited 2022 set 19] Available from: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6938.htm
Brasil. 2020. Resolução CNE/CP No 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). [cited 2023 Jan 21] Available from: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=164841-rcp001-20&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192
Carvalho, ICM. 2004. Educação ambiental crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: Layrargues, PP. (coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 156.
DRC-MT. 2020. Documento de Referência Curricular de Mato Grosso - (versão preliminar). 2020. [cited 2023 Fev 14] Available from: https://sites.google.com/view/novo-ensino-medio-mt/vers%C3%A3o-preliminar-drc-mt-em?authuser=0.
Grzebieluka D, Silva JA. 2015. Educação Ambiental na escola: do Projeto Político Pedagógico a prática docente. Revista Monografias Ambientais, 14(3): 76-101.
Holland C. 2021. Secretaria de Educação homologa documento de implementação do novo Ensino Médio em MT. [cited 2023 Ago 25] Available from:https://www.marcelandia.mt.gov.br/Noticias/Secretaria-de-educacao-homologa-documento-de-implementacao-do-novo-ensino-medio-em-mt-546/.
Jatobá SUS. 2011. Urbanização, meio ambiente e vulnerabilidade social. Ipea: boletim regional, urbano e ambiental, 5:141-148.
Layrargues PP. 2009. Educação Ambiental com compromisso social: o desafio da superação das desigualdades. In: Loureiro CFB et al. (org.). Repensar a Educação Ambiental: um olhar crítico. São Paulo: Cortez.
Layrargues PP. 2012. Para onde vai a Educação Ambiental? cenário político-ideológico da educação ambiental brasileira e os desafios de uma agenda política crítica contra-hegemônica. Revista Contemporânea de Educação, 7(14): 388-411.
Layrargues PP, Lima GFC. 2014. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & sociedade, 17: 23-40.
Loureiro CFB. 2019. Educação Ambiental Questões de Vida. Cortez Editora.
Mapbiomas. 2021. A dinâmica da superfície de água do território brasileiro.[cited 2022 Jun 23] Available from: https://brasil.mapbiomas.org/2021/08/23/superficie-de-agua-no-brasil-reduz-15-desde-o-inicio-dos-anos-90/.
Oliveira TMR, Amaral, CLC. 2020. Ações para minimizar a fragmentação da Educação Ambiental em uma escola pública paulista. Revbea, 15(3): 297-314.
Oliveira TMR. 2022. Oficinas para a Formação Continuada de Professores em Educação Ambiental. 2022. 202f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo.
PCN. 1997. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos Temas Contemporâneos Transversais, ética/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Pinheiro EC, Santos LMF. 2013. Educação Ambiental e vulnerabilidade socioambiental: o papel da escola no enfrentamento das questões ambientais locais, In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 9, São Paulo. SP.
Pott CM, Estrela CC. 2017. Histórico ambiental: desastres ambientais e o despertar de um novo pensamento. Estudos Avançados, 31(89): 271-283.
Sauvé L. 2005. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: Sato M., Carvalho, I. (Orgs.). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed.
Serra JPN, Almeida LS, Santos RP, Querino MG, Silva SN. 2020. Relato de Experiências do Estágio de Ciências na forma de formação: resíduos sólidos e impactos socioambientais. Com a Palavra, O Professor, 5(12), 252–268.
Sorrentino M. et al. 2005. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa 31: 285-299.
Teixeira JD, Andrade DF, Rocha MB. 2021. Centro de Educação Ambiental Municipal do Parque Nacional da Tijuca: diálogos a partir de um minicurso para a formação ambiental de docentes do ensino básico. Remea. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. 38(1): 224-243.
Ventura, I. 2022. Amazonas Atual: cidade do AM perde quantidade de água do tamanho de 477 campos de futebol, [cited 2023 Mai 22] Available from: https://amazonasatual.com.br/cidade-do-am-perde-quantidade-de-agua-do-tamanho-de-477-campos-de-futebol/.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Maria Paula Paulino Ramos Pinto de Castro, Carmem Lúcia Costa Amaral
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.