Educação Física Adaptada nas Escolas Públicas Brasileiras: Uma Revisão Sistemática a Propósito dos Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2023v12i2.p180-190

Palabras clave:

inclusão, educação física adaptada, escola pública

Resumen

Educação Física Adaptada (EFA) nas escolas públicas brasileiras: uma revisão sistemática a propósito dos estudantes com necessidades educacionais especiais. A revisão teve como principal objetivo verificar a produção científica especializada dos últimos 15 anos relacionada à educação física adaptada destinada a todos os estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE), no âmbito da escola pública brasileira. Recorreu-se a um procedimento sistemático, o qual contemplou um total de 28 estudos pesquisados nas bases de dados Scopus. Adotou-se o método misto de pesquisa nos termos. A partir dos descritores de pesquisa, os dados foram quantitativamente analisados por intermédio do software VOSviewer (van Eck & Waltman, 2010), sobre os quais aplicou-se a análise de conteúdo a fim de garantir a confiança e a credibilidade desta revisão. Os resultados mostraram que, excetuando-se os estudos de Haegele et al., (2017)/Meletti & Ribeiro (2104), praticamente inexistem estudos acerca da educação física adaptada nas escolas públicas brasileiras. Isso põe em questão, em termos práticos, se o atendimento oficial às crianças com necessidades educacionais vem sendo adequado. Embora o tema da educação inclusiva seja amplamente consensual, pesquisas futuras poderiam esclarecer o que pensam os professores, bem como os recursos que empregam a fim de conceber programas de educação física adaptada.

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Publicado

2023-08-10

Cómo citar

BARROS, Denyse Leonor Modesto; COELHO, Carly de Faria; MARTINS, Patrícia Sardinha Leonardo Lopes. Educação Física Adaptada nas Escolas Públicas Brasileiras: Uma Revisão Sistemática a Propósito dos Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 180–190, 2023. DOI: 10.21664/2238-8869.2023v12i2.p180-190. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/6797. Acesso em: 4 dic. 2024.