Educação Ambiental e Percepção Acerca do Fogo e seus Impactos no Cerrado: Uma Pesquisa Qualitativa
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i3.p355-379Palabras clave:
Queimadas, Palestra, Manejo, Biodiversidade, Educação AmbientalResumen
O fogo é um dos elementos que constitui o Cerrado, no entanto, a falta de conhecimento e cuidado no seu uso e manejo tem causado danos sem precedentes, e as consequências podem ser vistas tanto na fauna quanto na flora. Tendo o apontado como base, objetiva-se analisar a percepção da importância e uso do fogo no Cerrado na cidade de Goiás por alunos do curso de Geografia, em diferentes períodos, da Universidade Estadual de Goiás, no Campus Cora Coralina, que se localiza na cidade mencionada. Outro ponto relevante é perceber a atividade de Educação Ambiental dentro de uma nova política de gestão universitária na Universidade Estadual de Goiás e a relação desta atividade com a valorização do meio ambiente e da cultura regional. Essa é uma pesquisa qualitativa onde a metodologia adotada foi a aplicação de uma palestra interativa e três questionários com perguntas fechadas e abertas, para a análise dos dados coletados realizou-se a Análise do Discurso. Foi observado que a percepção do uso e manejo do fogo pelos sujeitos pesquisados é norteada pelo seu contexto histórico-social, sendo que quando o fogo também significa mais trabalho ou dinheiro, mesmo tendo consciência dos danos que pode causar, ele é aceito. E, por fim, também foi percebido que a educação ambiental tem um alcance grande dentro da academia, no entanto, algumas vezes, mesmo lá o interesse econômico tem voz altiva.
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