A Marca (In)Visível do Género na Família: Perceções de Jovens Estudantes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i3.p341-354

Palabras clave:

Educação, Família, Género, Jovens Estudantes

Resumen

A Educação para a cidadania constitui, atualmente, uma das prioridades educativas, no que concerne às diretrizes curriculares vigentes no percurso escolar. Uma das temáticas privilegiadas versa sobre a identidade de género, principalmente quanto aos papéis exercidos por homens e mulheres no seio familiar, enquanto forma de reflexão sobre estereótipos e prevenção da violência doméstica. Considerando diretrizes nacionais e internacionais, que valorizam a centralidade da Educação na formação de crianças e jovens, o objetivo deste estudo consiste em analisar as perceções de jovens estudantes sobre os papéis do homem e da mulher no quotidiano da família, a partir de marcas de género nas relações sociais. Tendo por base uma metodologia qualitativa, a recolha dos dados incidiu na análise dos comentários escritos por estudantes dos últimos anos do ensino secundário de uma escola do Porto. O estudo efetuado permitiu concluir que os estudantes têm consciência das mudanças ocorridas nos papéis do homem e da mulher, acompanhando a evolução do conceito de família e a emergência de novos modelos sociais, personificados por celebridades que conjugam responsabilidades familiares e profissionais. Contudo, ainda persistem estereótipos de género, que continuam a condicionar as relações interpessoais na família, o que comprova a importância da reflexão e consciencialização dos estudantes sobre esta temática, a reforçar em contexto escolar.

Biografía del autor/a

Alcina de Oliveira Martins, Universidade Lusófona do Porto, ULP, Portugal.

Doutora pela Universidade Portucalense e Agregada pela Universidade Nova de Lisboa. Docente na Universidade Lusófona do Porto, Portugal.

Maria Nazaré Coimbra, Universidade Lusófona do Porto, ULP, Portugal.

Doutora em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Docente na Universidade Lusófona do Porto, Portugal.

Susana Oliveira Sa, Instituto Superior de Educação de Fafe, FAFE, Portugal.

Doutora em Educação pela Universidade do Minho. Docente no Instituto Superior de Educação de Fafe, FAFE, Portugal.

José António Oliveira, Instituto Politécnico do Porto, IPP, Portugal.

Doutor pela Universidade Portucalense. Docente no Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

Citas

Aboim, Sofia. 2007. “Clivagens e Continuidades de Género Face Aos Valores Da Vida Familiar Em Portugal e Noutros Países Europeus.” In Família e Género Em Portugal e Na Europa, edited by Karin Wall and Lígia Amâncio, 35–91. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais.
Alvarez, Teresa, and Cristina Coimbra Vieira. 2014. “O Papel Da Educação No Caminho Que Falta Percorrer Em Portugal Na Desconstrução Dos Estereótipos de Género: Breves Reflexões.” Exedra - Revista Científica ESEC, no. Suplemento Sexualidade, Género e Educação: 8–17. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/7128.
Arnot, M. 2009. Educating the Gendered Citizen. Sociological Engagements with National and Global Agendas. Londres: Routledge.
Bailey, Lucy E., and Karen Graves. 2016. “Gender and Education.” Review of Research in Education 40 (1): 682–722. https://doi.org/10.3102/0091732X16680193.
Barreto Januário, Soraya. 2016. Masculinidades Em (Re)Construção: Gênero, Corpo e Publicidade. Covilhã: Universidade da Beira Interior, LABCOM.IFP. http://labcom.ubi.pt/ficheiros/201605201149-201601_masculinidadereconstrucao__sorayabarreto.pdf.
Bianchi, S. M., L. C. Sayer, M. A. Milkie, and J. P. Robinson. 2012. “Housework: Who Did, Does or Will Do It, and How Much Does It Matter?” Social Forces 91 (1): 55–63. https://doi.org/10.1093/sf/sos120.
Coelho, Sofia, and Sara Falcão Casaca. 2017. “Jovens Estudantes Universitários/as Perante a Futura Vida Profissional e Familiar: A Marca Do Género.” Ex Aequo - Revista Da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres, no. 36 (December): 59–75. https://doi.org/10.22355/exaequo.2017.36.04.
Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo, and Alcina Manuela de Oliveira Martins. 2013. “Case Studying Educational Research: A Way of Looking at Reality.” American Journal of Educational Research 1 (9): 391–95. http://pubs.sciepub.com/education/1/9/7/index.html.
Costa, António Pedro, António Moreira, and Francislê Neri de Souza. 2019. WebQDA (Version 3.1) - Qualitative Data Analysis. Aveiro: Aveiro University and MicroIO.
Coutinho, Clara Pereira. 2011. Metodologia de Investigação Em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina.
Dias, Isabel. 2015. Sociologia Da Família e Do Género. Lisboa: Pactor/Lidel.
European Values Study. 2017. “European Values Study.” Europeanvaluesstudy.Eu. 2017. https://europeanvaluesstudy.eu/.
Fleck, Ana Cláudia, and Adriana Wagner. 2003. “A Mulher Como a Principal Provedora Do Sustento Econômico Familiar.” Psicologia Em Estudo 8 (spe): 31–38. https://doi.org/10.1590/S1413-73722003000300005.
Martins, Alcina Manuela de Oliveira. 2013. “O Corpo Feminino Na Idade Média: Um Lugar de Tentações.” In O Corpo. Memória e Identidade, edited by José Viegas Brás and Maria Neves Gonçalves, 103–16. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
Martins, Alcina Manuela de Oliveira, Maria Nazaré Coimbra, Susana Oliveira Sá, and José António Oliveira. 2019. “The (in)Visibility on Gender Perceptions of Young Students about the Role of Men and Women in the Family.” In Abstracts Book of the 4th World Conference on Qualitative Research, 314–17. Porto: Lusófona University of Porto.
MEC. 2016. “Despacho n.o 6173/2016, de 10 de Maio de 2016.” https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Legislacao/despacho_6171-2016_grupo_trabalho_educacao_cidadania.pdf.
OECD. 2016. “Skills beyond School.” Oecd.Org. OECD - Organisation for Economic Co-operation and Development. 2016. https://www.oecd.org/education/skills-beyond-school/.
Paulino, Mauro. 2016. Forensic Psychology of Spousal Violence: Psychodynamics, Forensic Mental Health Issues and Research. San Diego: Elsevier Academic Press.
Rivero Santamarina, Diana, Koldobika Meso Ayerdi, and Lucia Martínez Odriozola. 2015. “Intragender Violence, a New Challenge for Correct News Coverage.” Contemporanea - Revista de Comunicação e Cultura 13 (3): 636–58.
Taylor, Rae, and Jana L. Jasinski. 2011. “Femicide and the Feminist Perspective.” Homicide Studies 15 (4): 341–62. https://doi.org/10.1177/1088767911424541.
Vieira, Cristina C., Conceição Nogueira, Fernanda Henriques, Fernando M. Marques, Filipa Lowndes Vicente, Filomena Teixeira, Lina Coelho, et al. 2012. Conhecimento, Género e Cidadania No Ensino Secundário. Lisboa: Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. https://www.cig.gov.pt/wp-content/uploads/2018/01/Conhecimento_Genero_e_Cidadania_Ensino_Secundario_Versao_Digital.pdf.
Wagner, Adriana, Juliana Predebon, Clarisse Mosmann, and Fabiana Verza. 2005. “Compartilhar Tarefas? Papéis e Funções de Pai e Mãe Na Família Contemporânea.” Psicologia: Teoria e Pesquisa 21 (2): 181–86. https://doi.org/10.1590/S0102-37722005000200008.
Wall, Karin, Vanessa Cunha, Susana Atalaia, Leonor Rodrigues, Rita Correia, Sónia Vladimira Correia, and Rodrigo Rosa. 2016. Livro Branco: Homens e Igualdade de Género Em Portugal. Lisboa: ICS-CITE. http://cite.gov.pt/asstscite/images/papelhomens/Livro_Branco_Homens_Igualdade_G.pdf.
Yin, R. 2015. Estudo de Caso. Planejamento e Métodos. 5th ed. Porto Alegre: Bookman.

Publicado

2020-12-29

Cómo citar

MARTINS, Alcina de Oliveira; COIMBRA, Maria Nazaré; SA, Susana Oliveira; OLIVEIRA, José António. A Marca (In)Visível do Género na Família: Perceções de Jovens Estudantes. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 341–354, 2020. DOI: 10.21664/2238-8869.2020v9i3.p341-354. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/4005. Acesso em: 21 nov. 2024.