Tecendo as redes entre natureza e sociedade: os desafios das mulheres pescadoras em Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2012v1i1.p05-25Resumen
As interações entre a sociedade, os sistemas ambientais e os recursos naturais são caracterizadas pelas formas e necessidades impostas pelo modo de produção em vigor, ou seja, pelo padrão de consumo expresso em cada sociedade. O espaço da pesca é caracterizado, principalmente, pela profunda ligação entre homem e natureza, pelos saberes tradicionais adquiridos nessa relação e pelos laços construídos no desenvolvimento da atividade. A inserção da mulher nos mais altos estratos da sociedade e no mercado de trabalho mundial demonstra as conquistas das mesmas em diversas
atividades. Porém, no âmbito da pesca muitos são os obstáculos enfrentados, principalmente quando o assunto é valorização e reconhecimento profissional, visto que há diferenças em termos salariais e direitos sociais. Diante desse quadro, o presente texto tem como objetivo instigar o debate
acerca da participação da mulher no setor pesqueiro, suas relações com o meio e os principais desafios enfrentados em sua luta cotidiana. Entende-se que analisar a participação da mulher na pesca é contribuir para a formulação de políticas que conduzam a uma maior equidade entre os gêneros e para a manutenção da atividade com a elaboração de plano coerentes com as intempéries observadas no setor.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.