Leadership Styles of School Principals

Authors

  • Serafim António Martins Inocêncio Departamento de Educação e Ensino a Distância - Universidade Aberta, Lisboa/Portugal
  • Lídia da Conceição Grave-Resendes Departamento de Educação e Ensino a Distância - Universidade Aberta, Lisboa/Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2014v3i3.p102-123

Abstract

The main objective of this research was to identify and characterize the type or types of leadership of eight Principals of secondary schools in the region of Alentejo-Portugal. This research reflects, on one hand the way teachers and the school nonteaching staff assess, the behaviour of their own Principal through their personal perceptions, and on the other hand the way leadership is perceived by each Principal. We opted for a multiple case study, involving not only a privileged qualitative approach which is essentially descriptive / interpretative, but also a quantitative...

Keywords: School Management; School Leadership; Leadership Styles; Principals.

References

A. Harris, and D. Muijs, Teacher Leadership: Principles and Practice. National College for School Leadership, 2003. Avaiable:http://www.nationalcollege.org.uk/media-dc8-33-teacher-leadership.pdf
Alves, A 2009. “Estilo de liderança da líder do conselho executivo numa escola básica dos 2º e 3º ciclos pública da região autónoma da Madeira.” (Dissertação de Mestrado não editada, Ciências da Educação na área de Administração Educacional). Universidade da Madeira, Funchal.
Avolio, B and Bass, B. 2004. Multifactor Leadership Questionnaire. Third Edition Manual and Sampler Set. Published by Mind Garden.
Barracho, C 2008. Poder, Autoridade e Liderança – Uma Perspetiva Multi/Interdisciplinar. Lisboa. Universidade Lusíada Editora, 303 pp.
Barracho, C. & Martins, C 2010. Liderança e Género. Lisboa: Edições Sílabo, 175 pp.
Barreto, A 2009. “Liderança transformacional na escola: Estudo de caso sobre o presidente de um agrupamento.” (Dissertação de Mestrado não editada, Departamento de Ciências da Educação). Universidade de Aveiro, Aveiro.
Bass, B 1985. Leadership and performance beyond expectations. New York: Free Press.
Bela-Matos 2011. “Práticas de Liderança do/A Diretor/a. Um estudo em escolas públicas do distrito de Coimbra”. (Tese de Mestrado não editada, Administração e Gestão Educacional) Universidade Aberta, Lisboa.
Bento, A 2008. “Estilos de Liderança dos Líderes Escolares da Região Autónoma da Madeira”, in Atas do V Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar - Trabalho Docente e Organizações Educativas, Costa, J., Neto-Mendes, A. & Ventura, A. (org.), Aveiro: Universidade de Aveiro, pp.145-157 (Publicação em CD-ROM – ISBN 978-972-789-281-5).
Bexiga, F 2009. “Lideranças nas organizações escolares: Estudo de caso sobre o desempenho dos presidentes dos agrupamentos de escolas” (Tese de Doutoramento não editada, Departamento de Ciências da Educação). Universidade de Aveiro, Aveiro.
Blanchard, K 2010. Um Nível Superior de Liderança. Lisboa. Atual Editora. 4ª Ed, 319 pp.
Bolívar, A 2012. Melhorar os Processos e os Resultados Educativos – o que nos ensina a investigação. V.N.Gaia. Fundação Manuel Leão, 335 pp.
Castanheira, P 2010. “Liderança e Gestão das Escolas em Portugal: O quotidiano do presidente do conselho executivo.” (Tese de Doutoramento não editada, Departamento de Ciências da Educação). Universidade de Aveiro, Aveiro.
Castanheira, P. and Costa, J 2007. “Lideranças Transformacional, Transacional e Laissez-faire: Um Estudo exploratório sobre os Gestores Escolares com Base no MLQ” in A Escola Sobe Suspeita, Maria Sousa Jesus e Carlos Nogueira Fino (org.). Porto: ASA, pp. 141-154.
Costa, J., Neto-Mendes, A. e Ventura, A 2000. (Org.) Liderança e estratégia nas organizações escolares. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Decreto-Lei n.º115/A-1998, de 4 de maio
Decreto-Lei n.º75/2008, de 22 de abril
Diogo, J 2004. “Liderança das Escolas: sinfonia ou jazz?” in Políticas e gestão local da educação: Atas do III simpósio sobre organização e gestão escolar, J. Costa, A. Neto-Mendes e A. Ventura. Aveiro: Universidade de Aveiro, pp. 267-277.
Freitas, A 2011. “A liderança do presidente da Escola Secundária Jaime Moniz, no Funchal.” (Dissertação de Mestrado não editada, Administração e Gestão Educacional). Universidade Aberta, Lisboa.
Fullan, M 2003. Liderar numa cultura de mudança. Porto. Edições ASA, 143 pp.
Kouzes, J. & Posner, B 2009. Desafio da Liderança. Casal de Cambra. Caleidoscópio, 406 pp.
L. Torres 2011. “Liderança Singular na Escola Democrática: Ameaças e Contradições” in A Cidadania e a Democracia nas Escolas, Jorge Silva e outros (Orgs.), Guimarães: Centro de Formação Francisco de Holanda, pp.27-36.
Leithwood, K., Louis, K., Anderson, S. e Wahlstrom, K 2004. Review of research. How leadership influences student learning. Disponível em http://www.wallacefoundation.org/knowledge-center/school-leadership/key-research/Pages/How-Leadership-Influences-Student-Learning.aspx, consultado em 07 de julho de 2011.
Nye, J 2009. Liderança e Poder. Lisboa. Editora Gradiva. 1ª Edição, 259 pp.
R. Bogdan, and S. Biklen 1994. Uma Introdução à Teoria e Métodos. Porto: Porto Editora.
R. Yin 2001. Estudo de Caso. Planejamento e Métodos. 2ª Ed., Porto Alegre: Bookman.
Rego, A. 1998. Liderança nas Organizações – teoria e prática. 1ª Ed., Aveiro, Universidade de Aveiro, 502 pp.
Rodrigues, L 2011. “Liderança Instrucional: Comportamentos facilitadores do diretor”. (Dissertação de Mestrado não editada, Departamento de Educação). Universidade de Aveiro, Aveiro.
Sanches, M. F 1996. “Imagens de Liderança Educacional: ação tecnocrática ou ação moral e de transformação?”, Revista da Educação, vol. 6 (1), pp. 13-35.
Sanches, M. F 1999. “Liderança Pedagógica e Social: retratos entre pares”, Revista da Educação, vol. 8 (2), pp. 65-81.
Sanches, M. F 2009. “A (in)sustentável leveza da liderança dos professores em contextos de mudança: Contrastes entre idealidade e realidade” in A escola como espaço social: leituras e olhares de professores e alunos, Sanches et al. (Orgs.), Porto: Porto Editora, pp.125-162.
Sergiovanni, T 2004. Novos caminhos para a liderança escolar. Porto: ASA, 256 pp.
Silva, J 2010. Líderes e Lideranças em Escolas Portuguesas: Protagonistas, práticas e impactos. V.N.Gaia. Fundação Manuel Leão, 224 pp.
Silva, S. & Lima, J 2011. “Liderança da escola e aprendizagem dos alunos: um estudo de caso numa escola secundária”, Revista Portuguesa de Pedagogia, 45 (1), pp.111-142.
Soares, M 2010. “Perspetivas organizacionais sobre a liderança colegial em contexto educativo: um estudo de caso.” (Dissertação de Mestrado não editada, Área de Especialização em Administração Educacional). Universidade do Minho, Braga.
Teles, C 2009. “Percursos de liderança(s) nas escolas: Estudo nas escolas do 1º ciclo do ensino básico da RAM.” (Dissertação de Mestrado não editada, Departamento de Ciências da Educação na área da Administração Educacional). Universidade da Madeira, Funchal.
Torres, L & Palhares, J 2009. “ Estilos de Liderança e escola democrática”, in Atas do encontro Contextos Educativos na Sociedade Contemporânea, Pedro Abrantes e outros (Orgs.), Vol. I – Comunicações. Lisboa/ISCTE: Secção da Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia, pp.123-142. Avaiable http://www.aps.pt/?area=013.
U. Flick 2009. Qualidade na Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed Editora S.A, 196 pp.

Published

2014-11-27

How to Cite

INOCÊNCIO, Serafim António Martins; GRAVE-RESENDES, Lídia da Conceição. Leadership Styles of School Principals. Fronteiras - Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 102–123, 2014. DOI: 10.21664/2238-8869.2014v3i3.p102-123. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/909. Acesso em: 24 nov. 2024.