Solos na Escola: Uma Experiência Didático-Prática com os Alunos do Ensino Fundamental no Município de Areia- PB
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2024v13i2.p271-280Palavras-chave:
solos na escola, preservação ambiental, educação em solosResumo
O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre, apesar de sua importância, esse tema, usualmente, não é abordado com a devida relevância no ensino fundamental. Assim, objetivou-se avaliar a percepção dos solos na escola: experiência com estudantes do 6° ano do ensino fundamental em uma escola em Areia – PB. O trabalho foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Lins Sobrinho, localizada na Vila do Mercado, distrito da Usina Santa Maria, zona rural do município de Areia-PB. O público alvo foram os estudantes de duas turmas do 6° ano do ensino fundamental nos períodos de 2022.2 e 2023.1 divididas em 25 alunos por período, totalizando 50 alunos. Foram aplicados questionários aos estudantes, antes e após as oficinas teóricas e práticas. Verificou-se a interação significativa dos estudantes no decorrer de todas as atividades, percebendo acréscimo no interesse de alguns estudantes e um avanço progressivo no conhecimento.
Referências
Barros WN, Viana SF, Campos MCC, Cunha JM, Franciscon U, Mantovanelli BC, Soares MDR 2017. Percepção de solos: experiência com estudantes do 5º ano do ensino fundamental em escola da rede pública de Humaitá, AM. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, 15(2): 558-565.
Camargo RF 2003. O ensino de solos na escola pública: o caso na Escola Estadual Jardim Monza. Monografia - Graduação em Agronomia - Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola.
Campos MCC, Martins Neto NMS, Veras ES, Souza ZGEF 2012. Percepção ambiental: experiência em escolas de ensino fundamental em Humaitá (AM). Ambiência Guarapuava (PR), 8(1): 35-46.
Carvalho NL, Barcellos AL 2017. Educação ambiental: importância na preservação dos solos e da água. Revista Monografias Ambientais – REMOA, 16(2): 39 – 51.
Cordeiro LRBA, Alves Bezerra RC, Santos ARM, Souza JCG, Fonsêca GRF, Mello Vieira Leite ML 2023. Indicadores de qualidade do solo em cultivos de plantas forrageiras: uma revisão. Revista Geama, 9(3), 75–85.
Cunha MG, Bandeira LL, Cavalcante FG, Mesquita AFN, Chaves VG, Silva DAQ, Martins CM, Martins SCS 2023. Efeito do uso do solo sobre uma diversidade funcional de grupos microbianos. Cuadernos De Educación Y Desarrollo , 15(9), 8637–8655.
Dickmann I, Dickmann I 2020. Paulo Freire: método e didática. Chapecó (SC): Livrologia.
Gomes YL, Pedroso DS 2022. Metodologias de Ensino em Educação Ambiental no Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática. Revista de Pesquisa em Educação em Ciências, 22: 1-33.
Mota JM, Henrique SM, Pereira GE, Sequinatto L 2021. O ensino de solos no componente curricular de Educação para Sustentabilidade. Terra e Didatica, 17: 1 – 11.
OECD - Organization for Economic Cooperation and Development. Agricultural Outlook 2010-2019. Roma, FAO. 2010, 88 p.
Piaget J 1974. O Nascimento da Inteligência na Criança. Tradução de Álvaro Cabral. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar.
Pontes EAS 2022. A prática docente do professor de matemática na educação, profissional e tecnológica por intermédio das novas tecnologias da educação matemática. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, 3(10): e3102039.
Rodrigues R, Lima VC, Lima MR, Melo VF, Motta ACV, Dionísio JÁ, Favaretto N, Sirtoli AE, Carvalho AR, Bicca Neto H 2003. Diagnóstico do ensino de solos no nível fundamental em escolas da região metropolitana de Curitiba. In: Encontro de Extensão e Cultura da UFPR, 2, Anais. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Pró Reitoria de Extensão e Cultura.
Seber MG 1997. Piaget. O diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio. (Pensamento e ação no magistério). 1. ed. São Paulo: Scipione.
Silva DG, Simões RMR, Ovigli DB 2020. Pesquisa escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: o que dizem os professores? Educação em revista, 36(2): 1-19.
Silva MO, Santos MP, Paz Sousa AC, Silva RLV, Moura IAA, Silva RS, Silva Costa KD 2021. Qualidade do solo: indicadores biológicos para um manejo sustentável. Brazilian Journal of Development, 7(1): 6853-6875.
Silveira LTM 2013. Desenvolvimento cognitivo das crianças na escola, um caminho que percorre do real ao imaginário. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal da Paraíba – UPFB, João Pessoa, 130 p.
Vital AFM, Santos RV 2017. Solos, da educação à conservação: ações extensionistas. TexGraf, 94 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bruno Bernardo Bondade , Robson Vinício dos Santos, Joálison de Brito Silva , Milton César Costa Campos, José Matheus da Silva Barbosa, Flávio Pereira de Oliveira , Renato Abreu Lima, Thalita Silva Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.