Percepções de Docentes, Discentes e Técnicos Administrativos da UFRRJ Relacionados à Higiene durante e após a Pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2024v13i1.p317-324

Palavras-chave:

SARS-CoV-2, educação, conscientização, imunização, práticas preventivas de saúde, hábitos de higiene

Resumo

A pandemia de COVID-19 gerou mudanças profundas na sociedade, incluindo a educação. Este estudo qualitativo exploratório-descritivo investigou as percepções de docentes, discentes e técnicos administrativos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em relação à higiene durante e após a pandemia. Dos 271 participantes, 82% de docentes, 55% de discentes e 66% técnicos administrativos, respectivamente, foram infectados pela COVID-19, enfrentando sintomas comuns como febre, tosse e perda do paladar. A maioria teve a doença uma vez, com a busca por assistência médica. Enquanto mais de 60% tomaram três ou quatro doses da vacina, muitos relataram reações, enfatizando a conscientização sobre a imunização. Os participantes demonstraram conhecimento significativo sobre práticas de prevenção e higiene, com mais de 80% aderindo ao uso de máscaras faciais. Os resultados revelaram que mais de 60% mantiveram o hábito de lavar as mãos e usar álcool gel após a pandemia, embora outras práticas de higiene tenham diminuído significativamente. Este estudo destaca a necessidade de esforços persistentes para garantir a segurança e bem-estar da comunidade acadêmica e de toda a população, fortalecendo a conscientização sobre medidas preventivas e a manutenção de práticas de higiene.

Referências

BINGOTE, B. Decretado fim da emergência sanitária global de Covid-19. [s. l.], 2023. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2023/05/08/decretado-fim-da-emergencia-sanitaria-global-de-covid-19. Acesso em: 6 nov. 2023.
BRASIL. Resolução n.o 466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília-DF., 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em: 13 out. 2023.
BRASIL. RESOLUÇÃO N.o 510, DE 07 DE ABRIL DE 2016. Ética na Pesquisa na área de Ciências Humanas e Sociais. Brasília-DF., 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 13 out. 2023.
DAFOGIANNI, C. et al. COVID-19 Vaccination Intention Associated with Behaviors towards Protection and Perceptions Regarding the Pandemic. Journal of Personalized Medicine, v. 12, n. 2, p. 295, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3390/jpm12020295. Acesso em: 6 nov. 2023.
DINIZ, E. G. M.; SILVA, A. M. D.; NUNES, P. H. V.; FRANCA, W. W. M.; ROCHA, J. V. R. D.; SILVA, D. S. P. D.; SANTOS, V. H. B. D.; ARAÚJO, H. D. A. D.; ALBUQUERQUE, M. C. P. D. A.; AIRES, A. D. L. A extensão universitária frente ao isolamento social imposto pela COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 9, p. 72999–73010, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-669. Acesso em: 5 nov. 2023.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo-SP: Atlas, 2019.
GREENWOOD, S. Most Approve of National Response to COVID-19 in 14 Advanced Economies. In: Pew Research Center’s Global Attitudes Project. 27 ago. 2020.Disponível em: https://www.pewresearch.org/global/2020/08/27/most-approve-of-national-response-to-covid-19-in-14-advanced-economies/. Acesso em: 21 ago. 2023.
KOÇOGLU, E.; TEKDAL, D. Analysis of Distance Education Activities Conducted during COVID-19 Pandemic. Educational Research and Reviews, v. 15, n. 9, p. 536–543, 2020.
PEW RESEARCH. About Pew Research Center. In: Pew Research Center. 2023.Disponível em: https://www.pewresearch.org/about/. Acesso em: 14 out. 2023.
PITTMAN, J.; SEVERINO, L.; DECARLO-TECCE, M. J.; KIOSOGLOUS, C. An action research case study: digital equity and educational inclusion during an emergent COVID-19 divide. Journal for Multicultural Education, v. 15, n. 1, p. 68–84, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1108/JME-09-2020-0099. Acesso em: 21 ago. 2023.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: Métodos e técnicas. 4a edição ed. São Paulo-SP: Atlas, 2017.
SANTANA-LÓPEZ, B. N.; SANTANA-PADILLA, Y. G.; SANTANA-CABRERA, E. G.; RUIZ-RODRÍGUEZ, G. R.; GONZÁLEZ-MARTÍN, J. M.; SANTANA-CABRERA, L.; GRUPO MULTIDISCIPLINAR EDUCATIVO EDUCACOVID. Teachers’ attitudes and knowledge about the COVID-19 pandemic in the Canary Islands. Revista Peruana De Medicina Experimental Y Salud Publica, v. 38, n. 1, p. 64–69, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17843/rpmesp.2021.381.6312
SIDDIQUI, A. A.; ALSHAMMARY, F.; AMIN, J.; RATHORE, H. A.; HASSAN, I.; ILYAS, M.; ALAM, M. K. Knowledge and practice regarding prevention of COVID-19 among the Saudi Arabian population. Work, v. 66, n. 4, p. 767–775, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3233/WOR-203223. Acesso em: 6 nov. 2023.
SILVA, B. M.; BUSS, C. S. Organizadores Prévios para o Ensino de Física: uma aplicação para o estudo de Ondas Mecânicas. Revista Educar Mais, v. 3, n. 1, p. 3–14, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.3-14.1375. Acesso em: 27 set. 2023.
SILVEIRA, R. Z.; MIGUEL, M. C.; DEL MAESTRO, M. L. K. Extensão universitária no enfrentamento da Covid-19: auniversidade e o(re)configurar d eprojetos e ações. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, v. 10, n. 1, p. 72–84, 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/76152. Acesso em: 5 nov. 2023.
TRIVINOS, A. N. S. Introdução À Pesquisa Em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. 1a edição ed. São Paulo-SP: Atlas, 1987.
TUČEK, M.; VANĚČEK, V. COVID-19 in the Czech Republic 2020 and 2021: comparative analysis of probable work-related transmission of the coronavirus SARS-CoV-2. Central European Journal of Public Health, v. 30, n. 3, p. 201–204, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.21101/cejph.a7610
UNESCO. UNESCO’s Global Education Coalition | UNESCO. [s. l.], 2020. Disponível em: https://www.unesco.org/en/global-education-coalition. Acesso em: 21 ago. 2023.
WORLD HEALT ORGANIZATION. Naming the coronavirus disease (COVID-19) and the virus that causes it. [s. l.], 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/technical-guidance/naming-the-coronavirus-disease-(covid-2019)-and-the-virus-that-causes-it. Acesso em: 22 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-05

Como Citar

MORAES, Arlete Gomes Guimarães; SILVA, Carlos Alberto Figueiredo da. Percepções de Docentes, Discentes e Técnicos Administrativos da UFRRJ Relacionados à Higiene durante e após a Pandemia de COVID-19. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 317–324, 2024. DOI: 10.21664/2238-8869.2024v13i1.p317-324. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/7188. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos