Discutindo a Educação Ambiental com Professores das Escolas Pilotos de Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2024v13i1.p60-74

Palavras-chave:

formação continuada, educação ambiental, professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a aplicação e resultados de formação em Educação Ambiental (EA) com professores das escolas pilotos do Novo Ensino Médio do Estado Mato Grosso (MT). A formação foi planejada em duas etapas: uma teórica e outra prática. Nesse artigo apresentamos o resultado da parte teórica onde discutimos os conceitos de EA, a relação vulnerabilidade social e a EA, os problemas ambientais da região Centro Oeste, em especial a perda de água doce e as queimadas nos biomas Cerrado, Amazônia e Pantanal, as legislações ambientais em MT; as questões ambientais na Base Nacional Comum Curricular e no Documento de Referência Curricular de Mato Grosso, as legislações ambientais do Brasil e de MT. Ao término, os professores avaliaram positivamente as discussões que ocorreram durante a formação e conhecimento adquirido e disseram que a formação possibilitou trocas de experiências entre seus pares e auxiliou no planejamento de aulas contextualizadas voltadas para a realidade de MT e para a melhoria no seu fazer pedagógico. Os professores citaram também que as questões ambientais discutidas nessa etapa auxiliaram para o desenvolvimento de trilhas pedagógicas com os seus alunos.

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Publicado

2024-04-05

Como Citar

CASTRO, Maria Paula Paulino Ramos Pinto de; AMARAL, Carmem Lúcia Costa. Discutindo a Educação Ambiental com Professores das Escolas Pilotos de Mato Grosso. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 60–74, 2024. DOI: 10.21664/2238-8869.2024v13i1.p60-74. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/7119. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos