Para além das competências: Uma analise nas práticas de gestão de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superior no Ceará
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2021v10i1.p299-324Palavras-chave:
Avaliação sobre competências; Currículos do Curso de Enfermagem; Gestão de resíduos de serviços de saúde.Resumo
Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são todos os resíduos produzidos por qualquer instalação de saúde, constituindo riscos potenciais à saúde da população, assim como aos responsáveis pela sua segregação, coleta, armazenamento, transporte e tratamento. Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar as competências dos gestores, docentes e egressos em relação à gestão de RSS, no contexto do conteúdo curricular do curso de Enfermagem. Os dados foram coletados através de questionário eletrônico. Na análise comparativa de fatores que poderiam impactar as competências na gestão de RSS, no caso dos egressos, foi constatada uma significância estatística para maiores conhecimentos/habilidades sobre as diretrizes do COFEN para a gestão de RSS quando possuem outra graduação ou curso técnico na área de saúde; os gestores têm maiores conhecimentos/habilidades sobre a gestão segura de RSS; e os docentes apresentam uma correlação positiva entre a variável de tempo de graduação do curso de Enfermagem e o tratamento diferencial dos RSS. Em suma, o estudo identificou avaliações satisfatórias sobre a formação curricular do curso de enfermagem, referente aos RSS e ao gerenciamento dos mesmos; entretanto, identificaram-se lacunas nos conhecimentos/habilidades referentes às competências na gestão de RSS.
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