O Recurso da Triangulação como Ferramenta para Validação de Dados nas Pesquisas Qualitativas em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i3.p441-456

Palavras-chave:

Triangulação, Confiabilidade, Variáveis, Método de Pesquisa

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre a produção do conhecimento científico e suas bases, de modo a destacar as concepções metodológicas que orientam os estudos e pesquisas em educação, com especial atenção ao recurso da triangulação de dados e métodos, como sendo fundamentais para o desenvolvimento dos objetos de estudo, refletindo-se nos processos de organização, execução e análise das investigações acadêmicas. Neste tocante, as questões que envolvem, tanto o universo da pesquisa, quanto o universo da educação e formação de novos pesquisadores encontram desafios ao entendimento do papel e espaço de cada ferramenta, sendo necessária uma firmeza de elucidação para garantir a progressão do conhecimento e qualidade dos resultados. Neste tocante, apresenta-se a triangulação como um campo capaz de ajudar os pesquisadores a terem solo fértil em suas análises. Traz os conceitos de método, pesquisa e ciência, apoiados em uma pesquisa bibliográfica com teorias de Max Weber (1997), Santos Filho & Gamboa (2009), Sobral & Bretas (2016), Descartes (2007), Locke (2016), Santos (2010), Coutinho (2011), Creswell (2007), Macedo, Galeffi, & Pimentel (2009), e por fim Santos (2019). Nesse processo, a diferenciação e clareza quanto ao emprego da triangulação diante do método escolhido se tornam imperativos para o cotidiano dos pesquisadores, especialmente no campo da educação, por sua especificidade à relação com objetos de natureza social, cultural e humana. Por fim, tais reflexões são necessárias à complexa e múltipla forma de pensar a pesquisa, ajudando na consolidação do perfil de investigadores capazes de desenvolver um método ideal, válido e concreto, apoiando o desenvolvimento dos estudos e gerando benefícios para a sociedade.

Biografia do Autor

Andréa Karla Ferreira Nunes, Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

Phd em Educação na Universidade de Salamanca, Espanha. Profª Titular na Universidade Tiradentes –UNIT, Aracaju, Brasil.

Rita de Cássia Amorim Barroso, Secretaria da Educação de Sergipe, SEED, Brasil.

Drª Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Profª concursada da Secretaria da Educação de Sergipe, SEED, Brasil.

Jacques Fernandes Santos, Instituto Federal de Alagoas, IFAL, Brasil.

Doutrando em Educação na Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil. Prof. do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, Campus Santana do Ipanema, Alagoas, Brasil.

Vinícius Silva Santos, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

Doutorando em Educação na Universidade Federal de Sergipe, UFS. Prof. na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus Paulo Afonso, Bahia, Brasil.

Referências

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

FERREIRA NUNES, Andréa Karla; BARROSO, Rita de Cássia Amorim; SANTOS, Jacques Fernandes; SANTOS, Vinícius Silva. O Recurso da Triangulação como Ferramenta para Validação de Dados nas Pesquisas Qualitativas em Educação. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 441–456, 2020. DOI: 10.21664/2238-8869.2020v9i3.p441-456. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/4356. Acesso em: 22 dez. 2024.