Critical Discourse Analysis: Between Educational Sciences and Journalism

Autores

  • Ana Sofia António CeiED
  • António Teodoro Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2019v8i1.p18-35

Palavras-chave:

Análise Critica do Discurso, Artigos de Opinião, Educação, Parentocracia

Resumo

Esta investigação, na qual usamos a Análise Critica do Discurso (ACD) no campo das Ciências da Educação, foi desenvolvida no âmbito do projeto de doutoramento em educação. Partimos da questão Que relações se podem reconhecer entre os artigos de opinião sobre a educação, publicados em jornais de referência, e os valores e as aspirações defendidos pela nova classe média?

Usamos uma metodologia quantitativa, e realizámos entrevistas aos diretores dos jornais estudados, assim como a pais e a professores. A ACD foi usada em 20 artigos de opinião escolhidos como corpusde estudo.

Acreditamos que é essencial compreender as intenções e as consequências dos artigos de opinião sobre a escola.

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Publicado

2019-02-22

Como Citar

ANTÓNIO, Ana Sofia; TEODORO, António. Critical Discourse Analysis: Between Educational Sciences and Journalism. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 18–35, 2019. DOI: 10.21664/2238-8869.2019v8i1.p18-35. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/3069. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Investigação Qualitativa