ORIGENS HISTÓRICAS DA VACINAÇÃO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i2.5898Resumo
Desde o início da humanidade, há a busca por uma melhor qualidade de vida, bem como há o surgimento de algumas patologias, e dessa forma necessita-se da criação de técnicas que permitam a prevenção de doenças, principalmente as infectocontagiosas. O presente estudo se propõe a apresentar, por meio de uma ampla abordagem teórica, as questões em torno do avanço da vacinação no Brasil, o processo de defesa da população por meio de imunizantes e quais os avanços considerados pela medicina nesse processo, que tem se mostrado tão importante no período de pandemia pelo qual o mundo atravessa. Para tal foi realizado uma revisão da literatura embasada no periódico CAPES, com as palavras chaves “vacina”, “Brasil”, “princípio”, “origem” de forma associada com o operador booleano “AND”, quanto aos filtros aplicados foram a de estar disponível na integra de forma online e o do texto encontrar-se em português, não sendo aplicado o filtro de período de tempo, já que objetivava encontrar artigos que mencionassem o início da vacinação no Brasil. Ressalta-se que alguns sites também foram consultados, como o da Fiocruz. O qual possibilitou realizar um resgate histórico sobre o processo de vacinação, sua origem e o início da obrigatoriedade da mesma no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.