A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA NA EDUCAÇAO BÁSICA

Autores

  • fabio silva UEL
  • DEISE PERUSSI Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR.

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i2.5799

Resumo

Faz-se notória desde há algum tempo, a preocupação de pesquisadores, estudiosos e docentes com o processo educacional de crianças com Transtornos do Espectro Autista - TEA. O tema foi selecionado pela necessidade de evidenciarmos teoricamente, se a afetividade pode ser elemento fundamental a influenciar o desenvolvimento infantil da criança com Transtorno do Espectro Autista – TEA. O problema que deu origem a esta investigação e que impôs este estudo foram os seguintes questionamentos: como proporcionar a estudantes com TEA uma educação inclusiva de qualidade, que seja, ao mesmo tempo motivadora ao estudante enquanto impulsione seu desenvolvimento global? A busca por responder tais questionamentos se justifica por termos, na instituição onde atuamos como docente, alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Assim sendo, nosso objetivo consiste em conhecer, através da revisão da literatura específica, se a afetividade pode influir significativamente na aprendizagem das crianças com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Buscamos subsídios teóricos em Wallon e Vygotsky tendo por objetivo confirmar ou negar a idéia de que a afetividade possa ser elemento fundamental a influenciar o desenvolvimento do aluno com TEA. Obtivemos a comprovação de que ensinando com afetividade, o docente conseguirá que seu aluno aprenda efetivamente.

Biografia do Autor

fabio silva, UEL

Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR

DEISE PERUSSI, Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR.

Pedagoga pela Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR.

Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar pela Bagozzi de Curitiba/PR

Especialização em  Educação Especial com ênfase em TEA  (em curso)  pela Rhema de Arapongas/ PR

Downloads

Publicado

2021-11-16

Como Citar

silva, fabio, & PERUSSI, D. (2021). A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA NA EDUCAÇAO BÁSICA. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 8(2), 1–11. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i2.5799