AVALIAÇÃO DA SUSCEPTIBILIDADE DE Calotropis procera AO PARASITISMO DE Meloidogyne incognita RAÇA 2
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i1.5694Resumo
As espécies do gênero Meloidogyne constituem o grupo de nematoides de maior destaque por afetarem seriamente a produção de diversas espécies vegetais economicamente importantes. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar a suscetibilidade de Calotropis procera ao parasitismo por M. incognita raça 2. Mudas de C. procera, produzidas em casa de vegetação, foram inoculadas com 5.000 ovos de M. incognita raça 2, e 60 dias após a inoculação a partir do sistema radicular dessas plantas foram avaliados: número de ovos (NO), número de galhas (NG) e número de massas de ovos (NMO). E as variáveis avaliadas para determinação da suscetibilidade foram: índice de galhas (IG), índice de massa de ovos (IMO) e fator de reprodução (FR). Com base nas médias do IG (3,95), IMO (3,0) e no FR (0,53) obtidos, a espécie C. procera foi considerada muito resistente ao parasitismo de M. incognita raça 2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.