DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE ALFACE E RÚCULA TRATADAS COM BIOFERTILIZANTE DE EXTRATO DE ALGAS
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i1.5652Resumo
Tendo em vista a expansão do uso de produtos alternativos como os biofertilizantes no Brasil, o presente trabalho têm como principal objetivo verificar os efeitos do biofertilizante a base de extrato de alga no desenvolvimento de mudas de alface (Lactuca sativa L.) e rúcula (Eruca sativa M.). O experimento foi conduzido nas dependência da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Unidade de Aquidauana/MS no período de agosto a dezembro de 2019. O biofertilizante é composto por extrato de diferentes espécies de algas, retirada dos tanques coletores de descarte de dejetos orgânicos dos coxos de ovinos e suínos da área experimental da zootecnia. O biofertilizante foi preparado, com a homogeneização e diluição em água, perfazendo duas concentrações, 0,25 (25%) e 0,50 (50%), sendo aplicado nas plantas em intervalos de 15 em 15 dias. O delineamento experimento foi 3 tratamentos 0%, 25% e 50% com 12 repetições por parcela. Dentre os parâmetros avaliativos destacam-se: comprimento da raiz, altura da planta, número de folhas, área foliar e peso fresco. Dentre os resultados obtidos destacam-se como melhores resultados o tratamento em que se utilizou a concentração de 50% do extrato do biofertilizante, para comprimento da raiz, altura da planta, área foliar e peso fresco, quando comparado com o tratamento controle.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.