AGRICULTURA DE PRECISÃO E DIGITAL: ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS E PERCEPÇÃO DOS PRINCIPAIS STAKEHOLDERS NO BRASIL.

Autores

  • Alan Carlos De Oliveira Castro Faculdade Evangélica De Goianesia
  • Matheus Dermonde Gonçalves Unicamp
  • Jessica Alves Conrado Castro FGV

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2024v12i2.7267

Resumo

A agricultura digital, em um cenário global desafiador de crescimento populacional e escassez de recursos, desempenha um papel fundamental na busca pela erradicação da pobreza e mitigação das mudanças climáticas. Apesar de grande parte dos agricultores brasileiros adotarem tecnologias digitais, desafios como custos, conectividade limitada e falta de visão sobre os benefícios persistem. Objetivou-se nesta pesquisa compreender quais os critérios finais adotados para definição da seleção e usabilidade das soluções digitais. Este estudo adotou um modelo de pesquisa de campo com a coleta de dados qualitativos por meio de entrevistas para avaliar a adoção da agricultura de precisão/digital no Brasil. Foi utilizado um questionário online via Google Forms para coletar respostas de agricultores, prestadores de serviços e profissionais do setor. Os dados obtidos foram consolidados em um relatório e exportados para análise estatística, usando frequência absoluta e gráficos como base. A pesquisa envolveu membros da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital, empresas técnicas, distribuidores, cooperativas e agricultores. Dentre alguns resultados observados, foram destacados os desafios da agricultura digital no Brasil, como a necessidade de capacitação técnica e a falta de clareza sobre os custos e benefícios. Esses desafios são cruciais para orientar futuros investimentos na área. Em resumo, a agricultura digital tem o potencial de melhorar a eficiência, produtividade e sustentabilidade do setor agrícola brasileiro, tornando-o mais vibrante e resiliente.

Biografia do Autor

Alan Carlos De Oliveira Castro, Faculdade Evangélica De Goianesia

Engenheiro Agrônomo formado pela Faculdade Evangélica de Goianésia – Conclusão 2015
Experiencia com pesquisa e desenvolvimento, plantio, acompanhamento das atividades de manejo em sementes e colheita mecanizada, projetos e analises de dados,atendimento ao publico e trabalho em equipe.

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Castro, A. C. D. O., Gonçalves, M. D., & Castro, J. A. C. (2024). AGRICULTURA DE PRECISÃO E DIGITAL: ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS E PERCEPÇÃO DOS PRINCIPAIS STAKEHOLDERS NO BRASIL. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 12(2), 1–11. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2024v12i2.7267