RELAÇÃO ENTRE OS ESTILOS DE LIDERANÇA E O BEM-ESTAR NO TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2024v11i1.7171Resumo
O estilo de liderança que predomina nas empresas pode impactar de forma substancial na qualidade do trabalho, bem como na satisfação, motivação e no bem-estar dos colaboradores, contribuindo com o desempenho organizacional. Nesse sentido, o estudo objetiva analisar a relação dos estilos de liderança com o bem-estar dos empregados no ambiente de trabalho. A análise foi feita por meio de uma pesquisa quantitativa com coleta de dados por meio de questionário eletrônico. A amostra compreendeu 145 respondentes, sendo 85 empregadas mulheres e 60 homens. Foi possível identificar que o desempenho dos empregados está diretamente relacionado ao seu nível de bem-estar no trabalho, assim como o bem-estar está relacionado com o tipo de liderança que o ambiente possui. Assim, o estudo contribui com a literatura gerencial, proporcionando uma reflexão sobre a relação existente entre os estilos de liderança e bem-estar, fator importante para as organizações, pois é possível identificar as correlações entre os dois temas e quais aspectos o líder pode seguir para melhorar sua relação com a equipe de trabalho e aumentar o nível de bem-estar das pessoas. No âmbito social, os insights identificados no estudo, permitem as empresas gerenciar melhor suas equipes, proporcionando ambientes mais humanizados e acolhedores para se conviver.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.