O USO DAS PLATAFORMAS DE ENSINO À DISTÂNCIA COMO TECNOLOGIA CAPAZ DE REALIZAR A EXTENSÃO RURAL E O FORTALECIMENTO DO AGRONEGÓCIO

Autores

  • Ariele de Mesquita Alves Faculdade Sul-Americana (FASAM)
  • Mallu de Mendonça Barros UFG

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i1.5583

Resumo

Este artigo aborda o uso das plataformas de ensino à distância como tecnologia capaz de realizar a extensão rural e o fortalecimento do agronegócio, a pesquisa fará um apanhado dos últimos anos do Brasil no contexto do agronegócio dos diversos setores econômicos do País, e ainda a contribuição do setor no contexto educacional, razão pela qual, as plataformas de ensino a distância tem contribuído para a formação dos profissionais, conciliando tempo, distância e a acessibilidade de uma educação remota. Esta é uma pesquisa com abordagem qualiquantitativa, que empregou para a coleta dos dados, questionários estruturados para a comparação dos dados obtidos dentre os gestores pesquisados de como a descrever as principais atividades produtivas que realçam a importância do agronegócio brasileiro; compreender o ensino a distância como instrumento de capacitação profissional e os benefícios da tecnologia empregada à distância como capaz de promover o desenvolvimento econômico-social no Estado de Goiás. Para isso, utilizou-se do método comparativo, das respostas gestoras, a partir de um estudo de caso realizado em Goiânia, no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) por ser uma empresa de referência nacional e com expertise na formação de profissionais do agronegócio, inclusive pela modalidade a distância (Ead).

Biografia do Autor

Ariele de Mesquita Alves, Faculdade Sul-Americana (FASAM)

Bacharel em Administração

Mallu de Mendonça Barros, UFG

Administradora, Doutoranda em Agronegócios, na linha de pesquisa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional – PPGAGRO- UFG; Mestre em Conservação e Preservação do Cerrado (PPGCRENAC-IFGOIANO); Especialista em Gestão Pública (UFG); Especialista em Planejamento Estratégico, Gestão e Implementação EaD (UFF); Especialista em Docência Universitária (FacLIONS). Docente Universitária na Faculdade Sul Americana (FASAM) servidora pública lotada na Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA/ Prefeitura de Goiânia), Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/5694875693173557

Downloads

Publicado

2021-03-17

Como Citar

Alves, A. de M., & Barros, M. de M. (2021). O USO DAS PLATAFORMAS DE ENSINO À DISTÂNCIA COMO TECNOLOGIA CAPAZ DE REALIZAR A EXTENSÃO RURAL E O FORTALECIMENTO DO AGRONEGÓCIO. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 8(1), 1–16. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i1.5583