MARKETING JURÍDICO: COMO A CRIAÇÃO DE CONTEÚDO E AS REDES SOCIAIS MODIFICARAM A ADVOCACIA
DOI :
https://doi.org/10.37951/2236-5788.2023v23i2.p67-82Mots-clés :
Advocacia, Redes Sociais, Criação de conteúdoRésumé
O presente trabalho teve por intuito analisar como a criação de conteúdo e as
redes sociais influenciaram na evolução da advocacia, a relevância das ferramentas digitais na
construção do profissional atual, que tem o direito como ferramenta de negócios, chegando a
ser tratada como um campo empresarial, indicar como essas mudanças ocorrem através de
análise do início tanto do marketing jurídico quanto da advocacia, passando ainda a entender
como são os profissionais atuais e ainda observar o comportamento da regulamentação da
OAB frente a essas constantes mudanças. O método utilizado foi o qualitativo, bem como o
procedimento de coleta de dados utilizado foi a pesquisa bibliográfica
Références
BERTOZZI, Rodrigo D. Marketing Jurídico – A Nova Guerra dos Advogados. 1ª Ed.
(2003), 5ª triagem (2006). Curitiba: Jaruá: 2006.
BIGOLIN, P. R. DE S. B. Marketing Na Advocacia e o Problema da Publicidade. Revista De
Direito, v. 2, nº 1, p. 03 5 dez. 2017
BOM, Bruno Pedro Marketing Jurídico [livro eletrônico], São Paulo: Thomson Reuters
Brasil, 2021.
CÓDIGO DE ÉTICA E DISCIPLINA DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL –
OAB.
KOTLER, Philip; BLOOM, Paul N. Marketing para serviços profissionais. 2ª Edição, Ed.
São Paulo: Atlas, 2002
KOTLER, Philip. KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo:
MARKETING JURÍDICO: como a criação de conteúdo e as redes sociais modificaram a advocacia -
Beatriz Alexandre dos Santos; Marina Rúbia M Lôbo de Carvalho
Revista Jurídica http://revistas.unievangelica.edu.br/Revista Jurídica/v.25, n.2, jul. - dez. 2023. – p.56-
68 - DOI: https://Doi.org/10.29248/2236-5788. 2023.v.2 –p.55– 66
Prentice Hall, 2006.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Do
tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Serviços, 6ª Edição, São Paulo, Ed. Atlas,
2012
MOREIRA, Jonatas. Marketing de Conteúdo. P. 3 fev. 2019. Disponível em:
https://marketingdoamanha.com/blog-marketing-de-conteudo. Acesso em: 30 nov.2022
CFOAB. Provimento nº 94/2000, de 05 de setembro de 2000. Dispõe sobre a publicidade, a
propaganda e a informação da advocacia. Brasília, 05 set. 2000.
OAB. Provimento n° 205/2021 de 15 de julho de 2021, dispõe sobre a publicidade e
informação da advocacia. Disponível
https://www.oab.org.br/leisnormas/legislacao/provimentos/2052021?search=205&provimento
s=True. Acesso em: 16 abr. 2023.
RABELO, Raphael Davi. Trabalho remoto no Brasil: proposta de um hub de conteúdo
digital. 2021. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional Interdisciplinar em Tecnologias,
Comunicação e Educação) –Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.339. Acesso em 07 de maio de 2023.
REZ, Rafael. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI. DVS Editora, 2017.
SIQUEIRA, Gustavo; VESTENA, Carolina. Direito e experiências jurídicas. Belo
Horizonte: Arraes, 2017. v. 1.
RODRIGUES, Ronaldo Gomes; FREITAS, Hellen Suzana Pereira de; SILVA, Leonardo
Rossini da. MARKETING JURÍDICO COM ÉTICA. JNT- Facit Business and Technology
Journal. QUALIS B1. FLUXO CONTÍNUO. MAIO/2022. Ed. 36. V. 2. Págs. 647-664.
ISSN: 2526-4281 http://revistas.faculdadefacit.edu.br. Acesso em: 16/04/2023
SCHLEDER, Mirella Gemelli. O inbound marketing e sua aplicação na estratégia de
comunicação da stitch wear. 23 f. Artigo (MBA Marketing) Setor de Ciências Sociais
Aplicadas. Universidade Federal do Paraná, 2016. Disponível em:
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/53928/R%20-%20E%20-%20MIR 60
ELLA%20GEMELLI%20SCHLEDER.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em:
16/042023
(2003), 5ª triagem (2006). Curitiba: Jaruá: 2006.
BIGOLIN, P. R. DE S. B. Marketing Na Advocacia e o Problema da Publicidade. Revista De
Direito, v. 2, nº 1, p. 03 5 dez. 2017
BOM, Bruno Pedro Marketing Jurídico [livro eletrônico], São Paulo: Thomson Reuters
Brasil, 2021.
CÓDIGO DE ÉTICA E DISCIPLINA DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL –
OAB.
KOTLER, Philip; BLOOM, Paul N. Marketing para serviços profissionais. 2ª Edição, Ed.
São Paulo: Atlas, 2002
KOTLER, Philip. KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo:
MARKETING JURÍDICO: como a criação de conteúdo e as redes sociais modificaram a advocacia -
Beatriz Alexandre dos Santos; Marina Rúbia M Lôbo de Carvalho
Revista Jurídica http://revistas.unievangelica.edu.br/Revista Jurídica/v.25, n.2, jul. - dez. 2023. – p.56-
68 - DOI: https://Doi.org/10.29248/2236-5788. 2023.v.2 –p.55– 66
Prentice Hall, 2006.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Do
tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Serviços, 6ª Edição, São Paulo, Ed. Atlas,
2012
MOREIRA, Jonatas. Marketing de Conteúdo. P. 3 fev. 2019. Disponível em:
https://marketingdoamanha.com/blog-marketing-de-conteudo. Acesso em: 30 nov.2022
CFOAB. Provimento nº 94/2000, de 05 de setembro de 2000. Dispõe sobre a publicidade, a
propaganda e a informação da advocacia. Brasília, 05 set. 2000.
OAB. Provimento n° 205/2021 de 15 de julho de 2021, dispõe sobre a publicidade e
informação da advocacia. Disponível
https://www.oab.org.br/leisnormas/legislacao/provimentos/2052021?search=205&provimento
s=True. Acesso em: 16 abr. 2023.
RABELO, Raphael Davi. Trabalho remoto no Brasil: proposta de um hub de conteúdo
digital. 2021. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional Interdisciplinar em Tecnologias,
Comunicação e Educação) –Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.339. Acesso em 07 de maio de 2023.
REZ, Rafael. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI. DVS Editora, 2017.
SIQUEIRA, Gustavo; VESTENA, Carolina. Direito e experiências jurídicas. Belo
Horizonte: Arraes, 2017. v. 1.
RODRIGUES, Ronaldo Gomes; FREITAS, Hellen Suzana Pereira de; SILVA, Leonardo
Rossini da. MARKETING JURÍDICO COM ÉTICA. JNT- Facit Business and Technology
Journal. QUALIS B1. FLUXO CONTÍNUO. MAIO/2022. Ed. 36. V. 2. Págs. 647-664.
ISSN: 2526-4281 http://revistas.faculdadefacit.edu.br. Acesso em: 16/04/2023
SCHLEDER, Mirella Gemelli. O inbound marketing e sua aplicação na estratégia de
comunicação da stitch wear. 23 f. Artigo (MBA Marketing) Setor de Ciências Sociais
Aplicadas. Universidade Federal do Paraná, 2016. Disponível em:
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/53928/R%20-%20E%20-%20MIR 60
ELLA%20GEMELLI%20SCHLEDER.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em:
16/042023
Téléchargements
Publiée
2023-12-28
Numéro
Rubrique
Artigos