Flexibilização Curricular: Desafios do processo de mudança do currículo do Curso de Direito da UniEVANGÉLICA/ Anápolis/GO Curricular Flexibility: challenges of the process of change of the curriculum of the law school of UniEVANGÉLICA/Anápolis/GO

Authors

  • Gracy Tadeu Ferreira Ribeiro Faculdade de Direito da UniEvangelica
  • Daniel Gonçalves Mendes da Costa Faculdade de Direito da UniEvangelica
  • Cecilia Teixeira Carvalho Viana Faculdade de Direito da Unievangelica
  • Johnny Tsuyoshi Moribayashi Nakahashi Faculdade de Direito da UniEvangelica

Abstract

Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa que abordou os desafios do processo de implantação da flexibilização curricular no Curso de Direito da UniEvangélica. Assim como a interdisciplinaridade, a flexibilização curricular é essencial na formação acadêmica, propiciando ao egresso o desenvolvimento de competências em longo prazo e a construção de uma relação com o conhecimento que leve à efetiva leitura e ação crítica sobre seus fundamentos. Desta forma, A flexibilização curricular apresenta-se como ruptura e superação da lógica tradicionalmente residente nas instituições de ensino superior.

Palavras-chave: flexibilização Curricular, curso de direito, interdisciplinaridade, ensino superior.

 

Abstract: this article is the result of a research that addressed the challenges of the deployment process of curricular flexibility in the law school of UniEvangélica. As well as interdisciplinarity, curricular flexibility is essential in providing education to graduate the long-term development skills and building a relationship with the knowledge that leads to effective reading and critical action on their grounds. Thus, the curriculum offers flexibility and resilience of logic traditionally resident in institutions of higher education.

Keywords: Curricular flexibility, law school, interdisciplinarity, higher education.

Author Biographies

Gracy Tadeu Ferreira Ribeiro, Faculdade de Direito da UniEvangelica

Coordenadora Pedagógica do Curso de Direito da UniEvangélica. Email: gracy.ribeiro@unievangelica.edu.br

Daniel Gonçalves Mendes da Costa, Faculdade de Direito da UniEvangelica

Professor e Assistente da Coordenação do Curso de Direito da UniEvangélica. Email: daniel.costa@unievangelica.edu.br

Cecilia Teixeira Carvalho Viana, Faculdade de Direito da Unievangelica

Acadêmica do 10º período do Curso de Direito da UniEvangélica. Email: cecicarvalho3.0@hotmail.com

Johnny Tsuyoshi Moribayashi Nakahashi, Faculdade de Direito da UniEvangelica

Acadêmico do 10º período do Curso de Direito da UniEvangélica. Email: johnnytmndir@hotmail.com

References

Aguiar, ROBERTO A. R. de. Habilidades, Ensino Jurídico e Contemporaneidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
Anastasiou e Alves, LEA DAS GRAÇAS CAMARGOS; Alves, LEONIR PESSATI (ORGS). Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para as Estratégias de Trabalho em Aula. 9ª Ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. Ed. Lisboa: Edições 70, 2004.
BRASIL, Lei de diretrizes e bases da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
CABRAL NETO. Flexibilização Curricular: Cenários e Desafios. Antonio Cabral Neto (org) – coleção pedagógica nº 06, 2ª edição. UFRN, EduFRN, Natal 2004.
CERVO, A., BREVIAN, P.A. A metodologia científica. São Paulo: McGraw-Hill, 1983.
DIAS, Rosanne – A política curricular de formação de professores – um campo de disputas. In: Revista e-Curriculum, v. 08, nº 02. São Paulo. Agosto/2012
Flexibilização Curricular na UFMG – Pré-proposta da Câmara de Graduação.online data do acesso 25 de fevereiro de 2014.
GESSER, Veronica; RANGHETTI, Diva Spezia. O Currículo no ensino superior: princípios epistemológicos para um design contemporâneo. In Revista e-curriculum, v.7 n.2. São Paulo. Agosto/2011.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia: entre facticidade e validade. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. 2a ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
PERELMAN, Chaim. Lógica Jurídica. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
_____. Ética e Direito. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
Polastro, Marilene de Souza. Por um ensino contextualizado do Direito. JusNavigandi. Disponível em: http://jus.com.br/revista/texto/18838/por-um-ensino-contextualizado-do-direito. Acesso em: fev. 2014.
RAWLS, Jonh. Justiça como equidade: uma reformulação. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
_____. História da filosofia moral. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
REALE, Miguel. Lições preliminares do direito. São Paulo: Saraiva, 2002
ROOS, Alf. Direito e Justiça. Bauru: Edipro, 2009.
TRUDA, Carla Andrea Luzivetto Selistre. Adaptação e Flexibilização Curricular: Caminhos, Discussões e Possibilidades. Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Mimeo, 2012.

Published

2016-12-12