Pesquisa em História da Educação: Acervos, arquivos e a utilização de fontes

Autores

  • Maria Celi Chaves Vasconcelos Universidade Católica de Petrópolis / Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2014v3i3.p33-47

Resumo

O artigo apresenta procedimentos metodológicos utilizados em investigações realizadas na área de história da educação, reunindo dois campos do conhecimento, a história e a pedagogia, com a finalidade de demonstrar possibilidades de trabalho com acervos, arquivos e fontes. Nessa perspectiva, tem como objetivo abordar aspectos da pesquisa documental, averiguando suas contribuições à investigação histórica, por meio de categorias significativas para estudos qualitativos, entre elas, a literatura, a imprensa periódica, a iconografia e egodocumentos, tomados como fontes. Além disso, discute-se a educação feminina, nas dimensões que possibilitam sua investigação, considerando que, normalmente, esses registros encontram-se velados, especialmente quando se trata de instituições católicas, seculares, existentes desde tempos já não mais testemunhados...

Palavras-Chave: Pesquisa histórica; História da educação; Acervos; Arquivos; Fontes de pesquisa. 

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Publicado

2014-11-27

Como Citar

VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. Pesquisa em História da Educação: Acervos, arquivos e a utilização de fontes. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 33–47, 2014. DOI: 10.21664/2238-8869.2014v3i3.p33-47. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/905. Acesso em: 21 nov. 2024.