Desafio dos Materiais e a Lixolândia: Uma Experiência Pedagógica de Sensibilização sobre a Reciclagem em Sala de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2024v13i3.p78-92

Palavras-chave:

reciclagem, aprendizagem significativa, material pedagógico, pesquisa-ação-participativa, jogos baseados na aprendizagem

Resumo

Dentro do programa Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI) “Alimento e Território”, financiado pela Fundação Araucária, que atua no Sudoeste e Litoral do Estado do Paraná, Brasil, relatamos o processo e resultados de oficinas de sensibilização ambiental realizadas em duas escolas, uma na periferia urbana de Francisco Beltrão e outra na área rural do mesmo município. Centradas as oficinas na temática da reciclagem, foram desenvolvidas duas atividades: o conto da Lixolândia e o desafio dos materiais. Ambos desenvolvidos numa perspectiva de aprendizagem significativa, buscaram explorar/instigar a criatividade das crianças, partindo do universo sensível, os conhecimentos prévios e a curiosidade. A partir do jogo e da encenação, deslindamos questionamentos sobre a composição e funções dos materiais, sobre a contaminação ambiental e, sobretudo, utilizando os mesmos materiais de reciclagem, as crianças criaram mundos possíveis num realismo mágico aberto à sua imaginação. O tempo todo, os desafiamos mediante opostos dialógicos, como começar pelo fim do conto, imaginar um mundo dominado por objetos que já não serviam para nada e jogar um jogo sem perdedores. O resultado foi uma pesquisa-ação-participativa praticada dentro da sala de aula, porém, muito além dela, demonstramos por caminhos do sentipensar, que podemos formar crianças críticas e criativas dentro da relação universidade-território, com responsabilidade de transformação social e compromisso ambiental.

 

Biografia do Autor

Melissa Salinas Ruiz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

 

 

Felipe Barradas Correia Castro Bastos, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná

 

 

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Publicado

2024-11-07

Como Citar

HOYOS, César Andrés Alzate; RUIZ, Melissa Salinas; BASTOS, Felipe Barradas Correia Castro. Desafio dos Materiais e a Lixolândia: Uma Experiência Pedagógica de Sensibilização sobre a Reciclagem em Sala de Aula . Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 78–92, 2024. DOI: 10.21664/2238-8869.2024v13i3.p78-92. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/7566. Acesso em: 4 dez. 2024.