Aquicultura como Ferramenta na Educação: Uma Revisão Sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2022v11i2.p279-289

Palavras-chave:

educação, aquicultura, ciências

Resumo

A aquicultura vem apresentando um expressivo crescimento tanto no setor alimentício quanto na educação. Tal sistema de produção pode ser utilizado de diversas formas e para várias finalidades. O presente estudo é uma revisão sistemática que aborda a questão de como a aquicultura vem sendo utilizada na educação, bem como seus focos, metodologias, soluções, público alvo e região. Observou-se que a tecnologia esteve muito presente nos trabalhos obtidos, assim como a possibilidade de diversos níveis e estilos educacionais. Também se observou que a extensão rural, a análise de cursos e currículo, vivências, experimentos e projetos de metodologia ativa estiveram presentes nos resultados. As regiões se concentraram nas Américas como um todo, na Europa e Ásia, porém não foram encontrados, através das filtragens estabelecidas, estudos na África ou Oceania. Através dos resultados, constatou-se a importância e possibilidades da aquicultura para educadores e alunos, além de demonstrar a necessidade de mais interações entre essas áreas e a tecnologia.

Biografia do Autor

Thaís Vilas Boas Dias, Universidade de Brasília

Com formação em Ciências Biológicas, ênfase em Biologia Marinha e Costeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuou até 2017 como Extensionista da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) em Angra dos Reis. Atualmente é mestranda em Ciências Ambientais na Universidade de Brasília, seguindo a linha de pesquisa de Manejo e Conservação de Recursos Naturais com foco em aquaponia urbana.

Rodrigo Diana Navarro, Universidade de Brasília

Possuo graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2001), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Doutorado sanduíche na Universidade Politécnica de Valencia, em Valência Espanha (2007). Pós-doutor em Fisiologia da reprodução de peixe de água doce da na Universidade Federal de Lavras (2010). Atualmente Professor Associado II de Aquicultura, Manejo de Animais Silvestres da Faculdade de Agronomia e Veterinária FAV da Universidade de Brasília, UnB. Orientador de Mestrado e Doutorado no programa em Ciências Ambientais da FUP/UnB. Membro do colegiado de pós graduação em Ciências Ambientais. Coordenador do Grupo AcquaUnB - Aquicultura/UnB. Líder do grupo do CNPq AcquaUnB. Coordenador do Grupo de estudo em aquicultura GEA. Coodenador dos laboratórios de aquicultura , Laboratório de Biotecnologia em Organismos Aquáticos- LABOA-UnB e do Centro de Aquicultura Sustetável CAS/UnB. Tenho experiência na área de reprodução de peixes, criopreservaçaõ de sêmen de peixe e atuando principalmente nos seguintes temas: Efeito do ambiente em peixes (Efeito das Cores e Fotoperíodo), Aquicultura sustentável, aquaponia, Ranicultura, Anatomia de peixes e comportamento de peixe e transporte de peixe. Manejo e conservação de animais Silvestre e exóticos. Conservação e Manejo de tartaruga da Amazônia.

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Publicado

2022-08-02

Como Citar

VILAÇA, Vinícius Lima Tavares; DIAS, Thaís Vilas Boas; NAVARRO, Rodrigo Diana. Aquicultura como Ferramenta na Educação: Uma Revisão Sistemática. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 279–289, 2022. DOI: 10.21664/2238-8869.2022v11i2.p279-289. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/6312. Acesso em: 22 dez. 2024.