Percepção e conhecimento de estudantes do ensino médio sobre popularização da ciência em escolas apoiadas pelo PIBID
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2021v10i1.p205-214Palavras-chave:
Estratégias de ensino, Experiências educativas formativas, Popularização da ciência, DocênciaResumo
É indiscutível a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos futuros professores e na melhoria do ensino das escolas que são contempladas com o programa. No entanto, poucos relatam se essa integração entre a educação superior e a educação básica populariza a ciência e se desperta os estudantes para a pesquisa, pois os relatos em sua maioria são sobre a promoção de eventos vinculados aos projetos e percepção dos alunos bolsistas do PIBID. Este trabalho investigou a percepção dos alunos do ensino médio sobre popularização da ciência em duas escolas estaduais, sendo uma contemplada com o programa PIBID e outra não. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos estudantes e comparados com o índice de participação desses estudantes em uma feira de ciências, cujo objetivo principal foi o de popularizar a ciência. Os resultados evidenciam que os estudantes das escolas contempladas pelo PIBID compreendem a popularização da ciência e que há um crescente interesse na participação desses alunos em eventos popularizadores tais como feiras de ciências. Desta forma verificou-se que a presença do PIBID nas escolas é capaz de unir ensino e pesquisa, contribuindo assim para uma educação integrada e de qualidade.Referências
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Publicado
2021-03-03
Como Citar
GHELER-COSTA, Carla; ANTONIASSI, Beatriz; SIQUEIRA, Marcos Vinicius Bohrer Monteiro. Percepção e conhecimento de estudantes do ensino médio sobre popularização da ciência em escolas apoiadas pelo PIBID. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 205–214, 2021. DOI: 10.21664/2238-8869.2021v10i1.p205-214. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/4777. Acesso em: 22 dez. 2024.
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