Percepção e conhecimento de estudantes do ensino médio sobre popularização da ciência em escolas apoiadas pelo PIBID

Autores

  • Carla Gheler-Costa
  • Beatriz Antoniassi
  • Marcos Vinicius Bohrer Monteiro Siqueira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2021v10i1.p205-214

Palavras-chave:

Estratégias de ensino, Experiências educativas formativas, Popularização da ciência, Docência

Resumo

É indiscutível a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos futuros professores e na melhoria do ensino das escolas que são contempladas com o programa. No entanto, poucos relatam se essa integração entre a educação superior e a educação básica populariza a ciência e se desperta os estudantes para a pesquisa, pois os relatos em sua maioria são sobre a promoção de eventos vinculados aos projetos e percepção dos alunos bolsistas do PIBID. Este trabalho investigou a percepção dos alunos do ensino médio sobre popularização da ciência em duas escolas estaduais, sendo uma contemplada com o programa PIBID e outra não. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados aos estudantes e comparados com o índice de participação desses estudantes em uma feira de ciências, cujo objetivo principal foi o de popularizar a ciência. Os resultados evidenciam que os estudantes das escolas contempladas pelo PIBID compreendem a popularização da ciência e que há um crescente interesse na participação desses alunos em eventos popularizadores tais como feiras de ciências. Desta forma verificou-se que a presença do PIBID nas escolas é capaz de unir ensino e pesquisa, contribuindo assim para uma educação integrada e de qualidade.

Referências

Amaral EMR. Avaliando Contribuições para a Formação Docente: Uma Análise de Atividades Realizadas no PIBID-Química da UFRPE. Química Nova na Escola 2012, 34(4): 229-239.

Brasil. Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Portaria nº 46, de 11 de abril de 2016. Brasília, Diário Oficial da União, 15 de abril de 2016, seção 1, Página 16. 2016.


Brasil. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID e dá outras providências. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Brasília, Diário Oficial da União, 25 de junho de 2010, seção 1, Página 4. 2010.


Brasil. Dispõe Sobre O Programa De Bolsa Institucional De Iniciação À Docência-Pibid. Portaria Normativa Nº 38, De 12 De Dezembro De 2007. Brasília, Diário Oficial Da União, 13 Dezembro de 2007, Seção 1, Página 39. 2007.


Brasil. Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica Fenaceb. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica – Brasília. 84 p. 2006.

Carvalho ÂP, Razuck RCSR. O Programa Institucional de Bolsa de iniciação à docência sob a ótica de Professores Supervisores de Química: contribuições ao processo de formação docente. Revista Iberoamericana de Educación 2015, 68(1): 9-28.

Carvalho MS de et al. Feira de ciências: reflexões de uma experiência do PIBID ciências biológicas da UFSM. Ciência e Natura 2014, 36(3): 319-325.

Dornfeld CB, Maltoni KL. A Feira de ciências como auxílio para a formação inicial de professores de ciências e biologia. Revista Eletrônica de Educação 2011, 5(2): 42-58.

Halmenschlager G. Motivação em sala de aula: abordagens didáticas e motivação no ensino de Biologia. Monografia (Ciências Biológicas). Instituto de Biociências, Universidade do Rio Grande do Sul. 43 f. 2011.

Laburú CE, Arruda SM, Nardi R. Por um Pluralismo Metodológico para o Ensino de Ciências. Ciência & Educação 2003, 9(2): 247-260.

Martins Filho LJ, Souza ARB. PIBID e docência: práticas e cenários. Diálogo 2016, 33: 39-56.

Massena EP, Cunha MI. O potencial formativo do Pibid pela perspectiva dos formadores de professores. Revista Brasileira de Pós-Graduação 2016, 13(30): 195-220.

Oliveira VLB, Maistro VI. Reflexões docentes na formação inicial do PIBID biologia e o estágio supervisionado no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Revista Eletrônica Pró-Docência 2012, 1(1):1-4.

Pinto ET et al. A contribuição do PIBID para a formação de licenciandos. Mimesis 2014, 35(1):75-94.

Santos TS, Santos, Thisciane IS, Landim MF. Contribuições do PIBID no Processo de Ensino-Aprendizagem na Formação de Docentes: Uma experiência em Aracajú, SE. Revista Fórum Identidades 2015, 9(18): 79-100.

Silva LFG et al. Formação de professores de Física: experiência do Pibid-Física da Universidade Federal de Rondônia. Revista Brasileira de Pós-Graduação 2012, 9(16): 213-227.

Tanaka, ALD, Ramos RA, Anic CC. Contribuições do PIBID para o ensino de ciências: Ação-Reflexão-Ação em uma escola pública de Manaus. Revista Práxis 2013, 5( 9): 43-49.

Tavares RFO. Integração da Educação Superior à Educação Básica: Uma experiência do PIBID no Ensino Médio. Fronteiras 2015, 4(3): 231-237.

Valeiro PM, Pinheiro LV. Da comunicação científica à divulgação. Transinformação 2008, 20(2):159-169.



Vygotsky LS. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos superiores. Org. Michel Cole et al. Tradução de José Cippola Neto et al. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.


Zanovello R et al. Concepções de professores do ensino básico sobre a contribuição do PIBID na ação docente. Ciência e Natura 2014, 36(2): 806–812.

Weber KC et al. Vivenciando a prática docente em Química por meio do Pibid: introdução de atividades experimentais em escolas públicas. Revista Brasileira de Pós-Graduação 2012, 2(8): 539-559.

Downloads

Publicado

2021-03-03

Como Citar

GHELER-COSTA, Carla; ANTONIASSI, Beatriz; SIQUEIRA, Marcos Vinicius Bohrer Monteiro. Percepção e conhecimento de estudantes do ensino médio sobre popularização da ciência em escolas apoiadas pelo PIBID. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 205–214, 2021. DOI: 10.21664/2238-8869.2021v10i1.p205-214. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/4777. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Notas Técnicas, Pedagógicas ou Científicas