EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A AVALIAÇÃO E O CURRÍCULO

Autores

  • Lila Louise Moreira Martins Franco Centro Universitário de Anápolis – UNIEVANGELICA

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2012v1i1.p86-94

Resumo

A modalidade de educação de jovens e adultos tem como objetivo oferecer a  formação escolar a pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos
na faixa etária adequada, proporcionando a escolarização desde a alfabetização e o letramento até a certificação para prosseguimento dos estudos no sistema regular de ensino. Assim, o objetivo deste estudo é analisar as propostas do Ministério da Educação à luz da teoria quanto à avaliação da aprendizagem e ao currículo praticado nesta modalidade de ensino. Destaca-se que a proposta de avaliação para esta
modalidade presente na legislação tem a sua ênfase na certificação por exames de larga escala, podendo-se incluir visitas in loco na escola quando se constata distorções
nas práticas pedagógicas. Cabe análise apurada sobre as finalidades desta legislação e proposições do Ministério da Educação quanto a possíveis contradições neste processo. Considera-se que é bastante pertinente uma análise criteriosa para o que está previsto na legislação e o que vem sendo implantado pelo Ministério da Educação em relação à formação dos jovens e adultos no país.

Publicado

2013-09-02

Como Citar

LOUISE MOREIRA MARTINS FRANCO, Lila. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A AVALIAÇÃO E O CURRÍCULO. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 86–94, 2013. DOI: 10.21664/2238-8869.2012v1i1.p86-94. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/399. Acesso em: 21 nov. 2024.