Educação Ambiental Voltada para a Reutilização do Cobre de Baterias Íon-Lítio na Determinação de Proteínas

Autores

  • Mayara Crepaldi da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
  • Márcia Rodrigues de Morais Chaves Faculdade do Centro Oeste Paulista, FACOP, Brasil.
  • Marcos Vinicius Bohrer Monteiro Siqueira Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
  • Beatriz Antoniassi Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.; Associação Educacional do Vale da Jurumirim, EDUVALE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i3.p286-300

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Bacharelado em Química, Reutilização, Cobre, Método de Kjeldhal

Resumo

O aproveitamento de resíduos de materiais eletrônicos, como as baterias íon-lítio utilizadas em celulares, notebook, entre outros, vem se tornando cada vez mais necessário. Isso ocorre devido ao crescimento acelerado do uso dessas novas tecnologias e, consequentemente, ao aumento no descarte desses componentes, que se feito de forma incorreta acaba por impactar o ambiente. O aproveitamento de resíduos e a prevenção à poluição dependem de ações de educação ambiental como base para o desenvolvimento de ações práticas que resultem na proteção do meio ambiente. No entanto, poucas são as ações que envolvam a educação ambiental no âmbito das Universidades, em conteúdos e atividades práticas não relacionadas à área ambiental. Diante do exposto, este estudo propôs o desenvolvimento de uma atividade prática a ser realizada na disciplina de Bromatologia, por meio da utilização de lâminas de cobre obtidas a partir de baterias íon-lítio descartadas, na preparação da solução catalisadora utilizada na quantificação de proteína pelo método de Kjeldhal. O objetivo foi demonstrar a viabilidade do aproveitamento de resíduos associado às técnicas analíticas. Desse modo, foi avaliada a eficiência da solução de sulfato de cobre obtida a partir das lâminas de cobre das baterias residuais, na determinação do teor de proteína contida em farinha de trigo. Verificou-se que o método utilizando o cobre reaproveitado das baterias é bastante eficiente, principalmente para uma aplicação didática, em que o foco é fazer o aluno aprender uma determinada técnica de análise, não havendo, a necessidade de um rigor quanto aos resultados obtidos. Desta forma, os alunos puderam não só compreender o conteúdo da disciplina como também modificar o método de análise através do reaproveitamento do resíduo das baterias, tornando-se assim, cidadãos mais conscientes e preparados para as novas formas de reuso de resíduos.

Biografia do Autor

Mayara Crepaldi da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Graduação em andamento em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Márcia Rodrigues de Morais Chaves, Faculdade do Centro Oeste Paulista, FACOP, Brasil.

Doutorado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Professora na Faculdade do Centro Oeste Paulista, FACOP, Brasil.

Marcos Vinicius Bohrer Monteiro Siqueira, Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.

Doutorado em Ecologia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ-USP, Brasil. Professor na Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.

Beatriz Antoniassi, Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.; Associação Educacional do Vale da Jurumirim, EDUVALE, Brasil.

Doutorado em Ciência e Tecnologia de Materiais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Professora na Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.; e na Associação Educacional do Vale da Jurumirim, EDUVALE, Brasil.

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

CREPALDI DA SILVA, Mayara; CHAVES, Márcia Rodrigues de Morais; SIQUEIRA, Marcos Vinicius Bohrer Monteiro; ANTONIASSI, Beatriz. Educação Ambiental Voltada para a Reutilização do Cobre de Baterias Íon-Lítio na Determinação de Proteínas. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 286–300, 2020. DOI: 10.21664/2238-8869.2020v9i3.p286-300. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/3058. Acesso em: 22 dez. 2024.