Reflexões sobre a Inclusão na Disciplina de Química a partir de um Estudo de Caso Realizado em uma Escola Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.21664/2238-8869.2017v6i4.p49-66Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre a prática pedagógica de Professores, no viés da inclusão, de um estudante que apresenta Deficiência Intelectual (DI). A pesquisa foi realizada em uma escola de educação básica localizada no Centro-Oeste brasileiro, no Estado de Goiás. Por meio da imersão dos pesquisadores na instituição de ensino, investigamos o contexto em que o estudante com DI está inserido, assim como as dificuldades e potencialidades do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, observamos as aulas do ensino médio, de uma Professora Regente (PR), da disciplina de Ciências/Química, e de um Professor de Apoio (PA); e, por fim, nos apropriamos da utilização de questionários, para colaboração no levantamento de dados. Percebemos, no decorrer da pesquisa, as dificuldades de um trabalho em conjunto entre o PR e a PA. Por fim, a partir dos dados coletados e analisados, consideramos que a escola de Educação Básica — em particular e em especial, a escola onde a pesquisa foi realizada - ainda se encontra distante da efetiva inclusão, especialmente por conta das metodologias de ensino utilizadas que estão aquém das necessidades dos discentes.Referências
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Publicado
2017-12-31
Como Citar
GONÇALVES, Elisabete Alerico; SANTANA, Lauryenne Camille; SOUZA, Paulo Vitor Teodoro de; CASTRO, Paulo Alexandre de. Reflexões sobre a Inclusão na Disciplina de Química a partir de um Estudo de Caso Realizado em uma Escola Brasileira. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 49–66, 2017. DOI: 10.21664/2238-8869.2017v6i4.p49-66. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/2667. Acesso em: 21 nov. 2024.
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