O Uso das Tecnologias e o Processo Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Médio no Estado de Goiás

Autores

  • Abadia de Lourdes da Cunha Secretaria de Estado de Educação e Universidade Estadual de Goiás - UEG.
  • Maria Gonçalves da Silva Barbalho Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i2.p251-264

Resumo

Este artigo apresenta o resultado parcial da pesquisa de mestrado intitulada “O uso das tecnologias e o processo ensino e aprendizagem de matemática no ensino médio estadual em Goiás - fatores humanos e sociais para a implantação” em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente, do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA e tem como objetivo analisar a inclusão/ou não inclusão das tecnologias digitais no de processo ensino e aprendizagem de matemática na rede pública de educação do Estado de Goiás. Para tanto, foram selecionadas 5 (cinco) colégios nas cidades de Catalão, Goiânia, Jussara, Luziânia e Porangatu representativos das cinco mesorregiões do Estado. Os resultados iniciais revelam um quadro preocupante, apesar das exigências da sociedade no século XXI, no que se refere ao novo paradigma educacional através da inclusão das tecnologias digitais na educação.

Palavras chave: Tecnologia; Ensino e Aprendizagem; Formação de Professor de Matemática e Infraestrutura.

Biografia do Autor

Abadia de Lourdes da Cunha, Secretaria de Estado de Educação e Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Mestre em Ciências Ambientes pelo Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. Professora na Secretaria de Estado de Educação, Ouvidora e coordenadora da L.A.I. da Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Maria Gonçalves da Silva Barbalho, Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA.

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Docente do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA.

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Publicado

2015-11-20

Como Citar

CUNHA, Abadia de Lourdes da; BARBALHO, Maria Gonçalves da Silva. O Uso das Tecnologias e o Processo Ensino e Aprendizagem de Matemática no Ensino Médio no Estado de Goiás. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 251–264, 2015. DOI: 10.21664/2238-8869.2015v4i2.p251-264. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/1351. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente (SNCMA2014)