Vertentes da Educação Ambiental: da conservacionista à critica

Autores

  • Jéssica de Andrade Santos Universidade Estadual de Goiás - UEG.
  • Mirza Seabra Toschi Universidade Estadual de Goiás - UEG.

DOI:

https://doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i2.p241-250

Resumo

Ao longo de sua história a Educação Ambiental recebeu várias denominações, desse modo o presente trabalho visou analisar as vertentes da educação ambiental presentes atualmente, assim como, entender sua formação histórica. Para isto foi realizada revisão de literatura utilizando como aporte teórico, o trabalho de Layrargues e Lima (2011). A Educação Ambiental surge em 1965 em um contexto de preocupação com os recursos naturais. No Brasil, porém, esta prática educativa só foi instituída na década de 1980. Até este período a educação ambiental possuía enfoque estritamente ambiental. Atualmente existem várias vertentes e, neste trabalho, foram consideradas três macrotendências principais, conservacionista, pragmática e crítica, que se diferenciam principalmente por seus objetivos com relação ao meio ambiente e à sociedade.

Palavras chave: História; Macrotendências; Sociedade.

Biografia do Autor

Jéssica de Andrade Santos, Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Mestrado em andamento em Recursos Naturais do Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Mirza Seabra Toschi, Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Docente da Universidade Estadual de Goiás - UEG.

Referências

Brügger P 2009. Nós e os outros animais: especismo, veganismo e educação ambiental. Rev. Linhas Críticas 15(29):197-214.
Carvalho ICM 2004. Educação Ambiental Crítica: nomes e endereçamentos da educação. In: PP Layrargues, Identidades da educação ambiental brasileira, Brasília, p. 13-24.
Dias GF 2003. Educação Ambiental princípios e práticas. 8 Ed, Gaia, São Paulo, 552 pp.
Guimarães M 2004. Educação Ambiental Crítica. In PP Layrargues, Identidades da educação ambiental brasileira, Brasília, p. 25-34.
Layrargues PP 2012. Para onde vai a educação ambiental? O cenário político-ideológico da educação ambiental brasileira e os desafios de uma agenda política crítica contra-hegemônica. Rev. Contemporânea de Educação 7(14):398-421.
Layrargues PP, Lima GFC 2011. Mapeando as macro-tendências político-pedagógicas da educação ambiental contemporânea no Brasil. In VI Encontro “Pesquisa em Educação Ambiental” A Pesquisa em Educação Ambiental e a Pós-Graduação no Brasil, Ribeirão Preto, p. 1-15.
Lima GFC 2005. Formação e dinâmica do campo da educação ambiental no Brasil: emergência, identidades, desafios. PhD Thesis, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 207 pp.
Lima GFC 2009. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Rev. Educação e Pesquisa 35(1):145-163.
Loureiro CFB 2007. Educação Ambiental Crítica: contribuições e desafios. In: SS Mello, R Trajber, Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola, Brasília, p.65-71.
Loureiro CFB, 2004. Educação ambiental transformadora. In PP Layrargues, Identidades da educação ambiental brasileira, Brasília, p. 65-84.
Loureiro CFB, Layrargues PP 2013. Ecologia política, justiça e educação ambiental crítica: perspectivas de aliança contra-hegemônica. Rev. Trab. Educ. Saúde 11(1):53-71.
Loureiro CFB, Trein E, Tozoni-Reis MFC, Novicki V 2009. Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica. Cad. Cedes 29(77):81-97.
Ramos EC 2001. Educação ambiental: origens e perspectivas. Rev. Educar (18):201-218.
Reigota M 2009. O que é educação ambiental. 2. ed., Brasiliense, São Paulo, 112 pp.
Sauvé L 2005. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In ICM Carvalho, M Sato, Educação Ambiental-Pesquisas e Desafios, Porto Alegre, p. 17-44.
Silva KMA 2012. Educação Ambiental Unidade IV. UnUEAD, Universidade Estadual de Goiás, 67 pp.
Tristão M 2007. A educação ambiental e os contextos formativos na transição de paradigmas. In: Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2007.

Publicado

2015-11-20

Como Citar

SANTOS, Jéssica de Andrade; TOSCHI, Mirza Seabra. Vertentes da Educação Ambiental: da conservacionista à critica. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 241–250, 2015. DOI: 10.21664/2238-8869.2015v4i2.p241-250. Disponível em: https://revistas2.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/article/view/1350. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente (SNCMA2014)