DESEMPENHO MENSAL DE PROGÊNIES DE AÇAIZEIRO UTILIZANDO DENDROGRAMA E GGE BIPLOT
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2024v12i2.7277Resumo
O mercado nacional e internacional tem aumentado o consumo da polpa do fruto do açaizeiro devido à descoberta de suas propriedades nutracêuticas, demandando pesquisas para atender este crescimento e contornar o problema da produção sazonal, adicionalmente o quantitativo de progênies impede a correta interpretação das análises gráficas, portanto este trabalho teve como objetivo avaliar 76 progênies de açaizeiro visando identificar aos com desempenho superior e o comportamento sazonal, combinando análise multivariada, agrupamento por dendrograma e análise GGE Biplot. O delineamento experimental adotado foi blocos ao acaso com duas repetições e cinco plantas por parcela. As características avaliadas foram: FF - número de cachos com frutos verdes; FM – número cachos maduros e; TM - tamanho do cacho. As conclusões foram de que a combinação das análises mostra-se necessária, importante e eficiente par permitir interpretar os resultados; a melhor progênie é P50, seguida por P68, P12, P30, P29 e P70, em ordem de desempenho, somando-se pelo dendrograma as progênies P52 e P55; existe variabilidade genética pelas evidentes contribuições individuais distintas para a interação GxA, assim como também dos meses, que devem ser melhor conhecidos para orientar o melhoramento genético; junho representa todos os demais meses, devendo ser este adotado quando na impossibilidade de avaliações em mais meses; os quatro últimos meses do período chuvoso (março e junho) e os dois primeiros meses de estiagem (julho e agosto), devem ser priorizados nas avaliações por permitir maior diferenciação entre as progênies.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.