ENDOMARKETING E O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: CASO APLICADO A UM CARTÓRIO EM GOIÁS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37951/2358-260X.2024v11i1.7244

Resumo

Uma vez que endomarketing refere-se ao cliente interno e possibilita à gestão das empresas e trabalho em equipe junto ao corpo de colaboradores na instituição, essa pesquisa teve os seguintes objetivos: definir endomarketing e os tipos de ferramentas utilizadas para melhorar o desempenho organizacional; identificar as opiniões e as percepções dos colaboradores de um Cartório. Pretendeu responder à seguinte questão problema: Como o endomarketing pode resolver questões de produtividade como gargalos, e falhas internas na comunicação? A metodologia de pesquisa adotada foi uma pesquisa bibliográfica e exploratória com  abordagem qualitativa. Por fim, a expectativa da pesquisa contou em fazer uma análise aprofundada do tema e buscar as melhores práticas para o estudo, conhecimento e estratégias de planejamento e implementação de um programa que reconheça pontos forte e fracos a partir da técnica endomarketing, ou seja, reconhecer e valorar a cultura organizacional existente ou criar novas formas de gestão mediante indicadores, trajetórias e opiniões.

Biografia do Autor

Saulo Saraiva da Silva do Nascimento, UNIFASAM

Bacharel em Administração do Centro Universitário Sul-Americano (UNIFASAM)

MALLU DE MENDONÇA BARROS, UFG, UNIFASAM, IFGOIANO, SENAI-FATESG

Administradora, Doutoranda em Agronegócios, na linha de pesquisa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional – PPGAGRO- UFG; Mestre em Conservação e Preservação do Cerrado (PPGCRENAC-IFGOIANO); Especialista em Gestão Pública (UFG); Especialista em Planejamento Estratégico, Gestão e Implementação EaD (UFF); Especialista em Docência Universitária (FacLIONS). Servidora pública (AMMA/Prefeitura Goiânia); Docente Universitária e Professora Conteudista Ead/ Turoria ead.

Publicado

2024-01-01

Como Citar

da Silva do Nascimento, S. S., & BARROS, M. D. M. (2024). ENDOMARKETING E O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: CASO APLICADO A UM CARTÓRIO EM GOIÁS. Científic@ - Multidisciplinary Journal, 11(1), 1–18. https://doi.org/10.37951/2358-260X.2024v11i1.7244