PROPRIEDADES FÍSICAS DA OENOCARPUS BACABA ANTES E APÓS A SECAGEM NA REGIÃO AMAZÔNICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2024v11i1.6829Resumo
No estado do Pará as palmeiras de frutos exóticos açaí (Euterpe oleracea) e bacaba (Oenocarpus bacaba Mart) presentes no bioma da Amazônia e Cerrado, o maior produtor e consumidor de polpa de bacaba e seus derivados é o estado do Pará. o objetivo deste trabalho é determinar o teor de água, massa específica e o ângulo de repouso do caroço da bacaba. O estudo foi desenvolvido no laboratório de engenharia agrícola, na Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA, Campus Tomé-Açu, foram determinadas as seguintes propriedades físicas: teor de água, massa específica e ângulo de repouso antes e após a secagem. Concluiu-se que o material analisado apresentou diferentes propriedades físicas antes e após a secagem e apresenta um ângulo de boa fluidez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.