O RETORNO DOS QUE NÃO FORAM: SARAMPO, TUBERCULOSE E PÓLIO - UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i2.5902Resumo
O Programa Nacional de Imunização (PNI), foi uma grande conquista para o Brasil que com pouco tempo de sua implementação obteve-se a erradicação da varíola. Com o decorrer dos anos o programa foi sendo ampliado e com isso erradicando mais doenças, como por exemplo o sarampo, entretanto, em 2018 o mesmo voltou a circular no território brasileiro. Um dos fatores responsáveis por esse retorno foi o crescimento do movimento antivacina, o qual ganhou força depois da publicação de um estudo fraudulento feito por Andrew Wakefield, o qual apresentava a vacina diretamente relacionada com graves efeitos colaterais em crianças. Além da alta taxa de imigrantes de países que não possuíam um sistema de imunização amplo. Alguns dos fatores citados acima juntamente com demais problemáticas contribuíram para a retomada de várias outras doenças como tuberculose e pólio, doenças essas que possuem vacina e são oferecidas pelo Sistema único de Saúde em todo território nacional, mas que por alguns motivos estão deixando de ser tomadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.