Influência do tamanho e massa das sementes na germinação de seriguela (Spondias purpurea L.)
Influência do tamanho e massa das sementes na germinação de seriguela (Spondias purpurea L.)
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i1.5649Resumo
Objetivo deste trabalho é avaliar a influência do tamanho e massa das sementes de seriguela e sua relação ao vigor das sementes nos diferentes tipos de substratos. Foram utilizadas sementes de seriguela (Spondias purpurea L.), obtidas de plantas matrizes com aproximadamente 17 anos de idade. As sementes foram classificadas em dois grupos, tamanho e massa, utilizando paquímetro e balança convencional, foram classificadas em sementes pequenas, grandes, menor e maior massa. Após o processo de classificação as sementes foram semeadas em saquinhos plásticos de 1kg, contendo como substrato: a) terra úmida + esterco bovino na proporção 3:1; b) areia de construção + esterco bovino na proporção 3:1, mantidos viveiro sombreado em ambiente aberto. Após 60 dias, os foram obtidos os resultados para porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento das plântulas e massa seca das plântulas. De acordo com os resultados, sementes maiores e com maior massa, apresentaram os melhores resultados para porcentagem de germinação (81,62%), índice de velocidade de germinação (8,45), comprimento médio das plântulas (10,25cm) e massa seca das plântulas (0,874g). Concluímos que o tamanho e a massa das sementes influenciam na porcentagem de germinação, na velocidade de germinação e comprimento e massa das plântulas. Objetivo deste trabalho é avaliar a influência do tamanho e massa das sementes de seriguela e sua relação ao vigor das sementes nos diferentes tipos de substratos. Foram utilizadas sementes de seriguela (Spondias purpurea L.), obtidas de plantas matrizes com aproximadamente 17 anos de idade. As sementes foram classificadas em dois grupos, tamanho e massa, utilizando paquímetro e balança convencional, foram classificadas em sementes pequenas, grandes, menor e maior massa. Após o processo de classificação as sementes foram semeadas em saquinhos plásticos de 1kg, contendo como substrato: a) terra úmida + esterco bovino na proporção 3:1; b) areia de construção + esterco bovino na proporção 3:1, mantidos viveiro sombreado em ambiente aberto. Após 60 dias, os foram obtidos os resultados para porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento das plântulas e massa seca das plântulas. De acordo com os resultados, sementes maiores e com maior massa, apresentaram os melhores resultados para porcentagem de germinação (81,62%), índice de velocidade de germinação (8,45), comprimento médio das plântulas (10,25cm) e massa seca das plântulas (0,874g). Concluímos que o tamanho e a massa das sementes influenciam na porcentagem de germinação, na velocidade de germinação e comprimento e massa das plântulas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.