PERCEPÇÃO DOS ALUNOS QUANTO AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i1.5565Resumo
A aprendizagem em Genética é um processo que deve ser realizado com base no uso de estratégias que contribuam para a aquisição efetiva do conhecimento. Nesse contexto, a atuação dos professores faz-se um fator essencial para que metodologias diferenciadas sejam incorporadas no processo de ensino, o que deve ocorrer com a participação dos alunos, os quais contribuirão para identificar sua viabilidade e aplicação. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção apresentada pelos alunos quanto ao processo de aprendizagem em Genética no ensino médio e superior. Para isto, foi realizada um pesquisa descritiva com 40 alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu/Universidade Estadual do Ceará. Metade do público foram alunos do 1° semestre, os quais haviam concluído o ensino médio recentemente, fornecendo informações relativas a este nível de ensino. Os demais foram alunos do 5° semestre, os quais haviam cursado Genética no 4° semestre e apresentaram informações relativas à sua aprendizagem no ensino superior. Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário, sendo posteriormente transformados em porcentagens e apresentados na forma de gráficos. Pelos resultados obtidos conclui-se que o aprendizado em Genética é um processo que deve ser fortalecido por mudanças na forma de ensino, incorporando-se a esta metodologias diferenciadas e ativas, o que deve ser realizado com base na percepção dos alunos nos diferentes níveis de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.