RESÍDUOS DA INDÚSTRIA CANAVIEIRA COMO SUBSTRATOS ALTERNATIVOS PARA PRODUÇÃO DE MUDAS PRÉ-BROTADAS DE CANA-DE-AÇÚCAR
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2020v7i2.5005Resumo
Os resíduos gerados pela indústria canavieira como a torta de filtro, bagaço e cinzas de caldeira, podem ser utilizados como substratos alternativos na produção de Mudas Pré-brotadas (MPB) de cana-de-açúcar. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar a eficiência de substratos alternativos para a produção de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar, a partir de resíduos gerados pela indústria canavieira. O delineamento utilizado foi delineamento inteiramente casualizado, com 8 tratamentos e 5 repetições, totalizando 40 parcelas experimentais, cada parcela foi representada por 1 tubete. Os tratamentos foram compostos por resíduos da indústria canavieira, utilizando as seguintes proporções: T1= testemunha 100% substrato comercial (Tropstrato); T2= 50% cinzas de caldeira + 50% torta de filtro; T3= 50% torta de filtro + 50% bagaço; T4= 50% cinzas de caldeira + 50% bagaço; T5= 100% torta de filtro; T6= 100% bagaço; T7= 100% cinzas de caldeira; T8= 33,33% bagaço + 33,33% cinzas de caldeira + 33,33% torta de filtro. As variáveis avaliadas foram: Diâmetro do colmo (DIAM); massa fresca da parte aérea (MFPA); massa fresca da raiz (MFR); massa seca da parte aérea (MSPA); massa seca da raiz (MSR). O tratamento T6 apresentou resultados inferiores aos demais tratamentos como redução média de 1,03g de MSPA. O tratamento T8 demonstrou ser uma ótima opção para a produção de Mudas Pré-brotadas, pois observou-se na análise estatística resultados superiores para as variáveis: DAM, MFPA, MSPA E MSR, além de ser composto pelos principais resíduos da indústria canavieira, de fácil acesso e baixo custo.
Palavras-chave: Saccharum officinarum. Torta de filtro. Cinzas de caldeira. Bagaço.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.