AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS, ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E FENÓLICOS TOTAIS DA FARINHA DO EXTRATO DA JABUTICABA (Myrciaria jaboticaba).
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2020v7i2.4730Resumo
A jabuticaba Myrciaria cauliflora (é uma fruta nativa brasileira, com alto potencial antioxidante, mas com baixa comercialização e consumo, por ser uma fruta de alta perecibilidade e grande geração de resíduo. A caracterização físico-química bem como a análise da atividade antioxidante do resíduo da jabuticaba objetiva fornecer subsídios, para fins de desenvolvimento de subprodutos com agregação de valor saudável e sustentável, que permitam a maior acessibilidade a esta matéria-prima. No presente estudo foi elaborada uma farinha do extrato da jabuticaba (utilizando a casca e a polpa) que precedeu-se a analises físico- químicas e analise de atividade antioxidante, utilizando os métodos de Frap e Abts; fenólicos totais. A farinha do extrato da jabuticaba apresentou um rendimento de 18%. Umidade (11,29%),cinzas (3,5%),acidez(1,8%) e pH (3,5), de açúcares totais (62,43%), lipídeos (0,6%), proteínas (12,13%) e fibras (9,35%) estavam adequados. A atividade antioxidante e fenólica totais apresentada foi de: 1419,8µmol Fe2+/g (FRAP) e 2505,53 µmol Trolox/g (ABTS) e 5410,3mg GAE/100g. Estes resultados se expressam superiores a várias outras farinhas de frutas documentadas na literatura. Portanto a farinha do extrato da jabuticaba é uma forma viável de disponibilizar este fruto de forma sustentável, além de se apresentar como uma alternativa fonte de antioxidantes, a ser utilizada na elaboração de produtos saudáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.