ESTUDO CLÍNICO: EFETIVIDADE DE UM GRUPO PARA CESSAÇÃO DE TABAGISMO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS-GO
DOI:
https://doi.org/10.37951/2358-260X.2021v8i2.4495Resumo
Introdução: O tabagismo é reconhecidamente um importante problema de saúde pública. Considerado um dos principais fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis, o fumo é responsável também por importantes gastos com internações, medicamentos e diminuição de produtividade. Frente a essa realidade, o Ministério da Saúde, juntamente com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), lançou em 1986 o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). Para se alcançar esses objetivos é previsto que sejam promovidas ações de educação e informação, tratamento para a cessação do tabagismo em unidades do SUS. Considerando-se que a Atenção Primária à Saúde se constitui como a principal porta de entrada da Rede de Atenção à Saúde, é imprescindível o envolvimento dessas instituições nas ações de controle do tabagismo. Objetivo: Avaliar a efetividade de um grupo de cessação de tabagismo implantado em uma unidade básica de saúde no município de Anápolis – GO. Metodologia: Estudo experimental, prospectivo, sobre o efeito de uma intervenção (grupo de cessação do tabagismo) em uma população no município de Anápolis-GO. Resultados: Após analisado os dados, verificou-se um índice de 60% de pacientes abstinentes do tabagismo após 12 meses do final do tratamento. Conclusão: Conclui-se com esta pesquisa que a Atenção Básica à Saúde tem um papel fundamental em ações de incentivo à cessação do tabagismo. Espera-se, com esse estudo, incentivar os profissionais da Atenção Primária a implantarem em suas Unidades o Programa de Cessação de Tabagismo, visando resultados importantes para promover impacto positivo na saúde da população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A partir da publicação realizada na revista os autores possuem copyright e direitos de publicação de seus artigos sem restrições.
A Revista Científic@ - Multidisciplinary Journal segue os preceitos legais da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.